QUAIS FORAM OS NAVIOS BRASILEIROS AFUNDADOS NA PRIMEIRA GUERRA?
NOME DOS NAVIOS;.???
QUEM ERAM OS TRIPULANTES; ???
E O QUE ELES CARREGAVAM.???
Respostas
Resposta:
Na Primeira Guerra Mundial, os ataques aos navios da Marinha mercante brasileira, pelos submarinos da Alemanha anos de 1914 e 1918, causaram a morte de inúmeras pessoas e precipitaram a entrada do Brasil no conflito, do qual, até então, se mantinha neutro, ao lado da Tríplice Entente.
No dia 05 de Abril de 1917 o vapor Paraná foi torpedeado perto de Le Havre, com 60.000 toneladas de café e 3 brasileiros morreram. O acidente criou uma comoção nacional. No entanto, propriedades alemãs ou de descendentes de alemães foram vandalizadas em Porto Alegre e Blumenau. O ministro de relações exteriores Lauro Müller foi forçado à resignar, devido ao "perigo alemão" e os discursos inflamados de Ruy Barbosa.
No dia 11 de abril de 1917 o Brasil rompeu relações diplomáticas com o bloco germânico, e, em 20 de maio, o navio Tijuca foi torpedeado perto da costa francesa por submarino alemão. Nos meses seguintes, o governo brasileiro confiscou 42 navios alemães que estavam em portos brasileiros, como uma indenização de guerra.
No dia 27 de julho de 1917, o vapor brasileiro Lapa foi atingido por três tiros do canhão de um submarino alemão.
A guerra no mar, para o Brasil, teve início no dia 1 de agosto, quando da partida da DNOG do porto do Rio de Janeiro. No dia 3 de agosto de 1918, o navio brasileiro Maceió foi torpedeado pelo submarino alemão U-43. Em 9 de agosto de 1918, atingiu Freetown, permanecendo 14 dias neste ponto, quando então os homens começaram a adoecer com o vírus da gripe espanhola.
Na noite do dia 25 de agosto, na travessia de Freetown para Dacar, a divisão sofreu um ataque torpédico feito por submarino alemão, mas sem causar vítimas ou danos nos navios. Felizmente, os torpedos passaram sem causar danos entre os navios brasileiros, que lançaram um contra-ataque usando cargas de profundidade, tendo a marinha real britânica creditado aos brasileiros o afundamento de um submarino inimigo.[1]
No dia 23 de outubro de 1917 o cargueiro nacional Macau, um dos navios arrestados, foi torpedeado por um submarino alemão U-93, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro.
Com a pressão popular contra a Alemanha, no dia 26 de outubro de 1917, o país declarou guerra à aliança germânica.
Em 4 de novembro de 1917, os navios Guaíba e Acari foram torpedeados por mesmo submarino alemão U-151.
Explicação: