5/7) Inquérito policial. No âmbito da investigação, reconhecer significa “estabelecer a identidade da pessoa ou da coisa que se vê com a pessoa ou coisa que já se viu”. (Garcia) No ato de reconhecimento de pessoa: A. O reconhecimento não precisa descrever o indivíduo a ser reconhecido. B. O único meio aceito para o reconhecimento de pessoa é por fotografias. C. Se mais de uma pessoa for realizar o reconhecimento, deve-se evitar qualquer comunicação entre elas. D. O único meio aceito para o reconhecimento é frente a frente com o indivíduo a ser reconhecido e outros semelhantes a ele. E. O reconhecimento fotográfico não pode, junto com outros meios, legitimar o convencimento do juiz para condenar o acusado.
Respostas
Resposta:
LETRA C
Explicação:
Se mais de uma pessoa for realizar o reconhecimento, deve-se evitar qualquer comunicação entre elas.
Como primeiro passo do reconhecimento, a pessoa que fará o reconhecimento deverá descrever o indivíduo a ser reconhecido. Depois, se possível, coloca-se a pessoa que se pretende reconhecer ao lado de outras semelhantes a ela, para que o reconhecedor a aponte. Se houver risco de atemorização do reconhecedor pela mera presença do indivíduo, pode-se providenciar uma barreira visual para que o reconhecedor veja o suspeito, mas o suspeito não possa vê-la.
O processo de reconhecimento também pode ser por fotografia, e ele pode legitimar o convencimento do juiz para condenar o acusado.
Se mais de uma pessoa for realizar o reconhecimento, deve-se evitar qualquer comunicação entre elas.
(GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 132).