1. No exame físico do RN e da criança é necessário realizar a avaliação do crânio: cabeça, olhos, orelhas, cavidade oral; tórax, abdômen: ausculta, palpação e percussão; membros inferiores e superiores; e também o órgão genital e reto. Entretanto antes de iniciar o exame físico de forma minuciosa e criteriosa, o enfermeiro deve realizar inicialmente uma avaliação geral, através da inspeção estática e dinâmica o mesmo deve procurar por anormalidades morfológicas; com um olhar investigativo para não só encontrar as anormalidades, mas interpretá-las e correlacioná-las com o processo de doença do paciente. De acordo com os passos para realização do exame físico do RN e criança, na avaliação geral realizada pelo enfermeiro deve ser observado alguns aspectos importantes.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
dores e outras queixas; condições da pele; expressões faciais e higiene.
b.
condições da pele e dos cabelos; queixas de dores e sintomas e condições de higiene.
c.
condições da pele; expressões e forma de se comunicar e condições dos cabelos.
d.
condições da pele e dos cabelos; expressões faciais e condições de higiene.
e.
dores e queixas; condições da pele e dos cabelos; expressões e condições de higiene.
2. Após a inserção do cateter de PICC, realiza-se o curativo conforme ____________, normalmente o primeiro curativo é feito com gaze e fita adesiva porosa e após 24 horas coloca-se um curativo de ____________ estéril (Para melhor visualização da inserção do cateter). No caso de venopunção sem ultrassom solicita-se ____________ para confirmar o posicionamento, já o PICC guiado por ultrassom confirma-se o posicionamento ____________. A orientação mais importante do PICC é que não utiliza seringa de 1ml, pois a sua pressão elevada (PSI) pode romper o cateter, por isso, para infusão de medicações recomenda-se seringas que 10 ml.
Assinale a alternativa em que contém as expressões que preenchem as lacunas do texto.
Escolha uma:
a.
Protocolo da instituição, adaptic e pomada, ultrassom e RX, e durante a inserção.
b.
Protocolo da instituição, oclusão com gaze, radiografia de tórax, e com a introdução de SF.
c.
Protocolo da instituição, filme transparente, radiografia de tórax, e durante a inserção.
d.
Indicação do fabricante, filme transparente, ultrassom de torax, e durante a inserção.
e.
Indicação do fabricante, filme transparente, radiografia de tórax, e com a introdução de SF.
3. As principais causas da desidratação são: diarreia, vômitos, sudorese, cirurgias de grande porte e queimaduras. O enfermeiro precisa avaliar cada situação munido do exame físico e dos parâmetros vitais para realizar as intervenções necessárias. Em crianças, as causas de diarreia e vômito mais frequentes são as infecciosas, normalmente viral, responsável pela gastroenterite aguda, uma condição comum em criança que frequentam creches, a transmissão é oro-fecal e a disseminação é rápida pelo contato direto ou indireto. O tratamento é sintomático, focado na melhora da hidratação e redução dos sintomas, bem como o equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos). Para reposição volêmica, pode se utilizar o soro fisiológico ou se possível a Terapia de Reposição Oral (TRO) que é uma solução oral a base de água com ou sem sabor e rica em eletrólitos.
Assinale a alternativa em que se encontram diagnósticos de enfermagem relacionados à quadros de desidratação.
Escolha uma:
a.
Déficit de volume de líquidos, hidratação alterada e menor que as necessidades fisiológicas, risco de transmissão de infecção e integridade de pele prejudicada.
b.
Déficit de volume de líquidos, nutrição alterada menor que as necessidades corporais, risco de transmissão de infecção e integridade de pele prejudicada.
c.
Déficit de volume de líquidos, nutrição alterada menor que as necessidades corporais, risco de desnutrição e desidratação e relação familiar prejudicada.
d.
Déficit de hidratação inadequada, desnutrição menor que as necessidades corporais, risco de transmissão de infecção e integridade de pele prejudicada.
e.
Déficit de nutrição adequada, nutrição alterada maior que as necessidades corporais, risco de transmissão de infecção e integridade de pele prejudicada.
Respostas
condições da pele e dos cabelos; expressões faciais e condições de higiene.
02. letra c
Protocolo da instituição, filme transparente, radiografia de tórax, e durante a inserção.
03- letra d
Déficit de volume de líquidos, nutrição alterada menor que as necessidades corporais, risco de transmissão de infecção e integridade de pele prejudicada
1) Ao se considerar sobre exame físico no recém-nascido, a alternativa correta é a presente na LETRA D.
Informações sobre exame físico no recém-nascido
O exame físico no recém-nascido consiste, de forma básica, na avaliação de como está o corpo da criança bem como os seus principais movimentos e respostas esperadas.
Na realização deste tipo de atividade, é muito comum a ocorrência de choro podendo haver uma alteração na sua sequência com a priorização das etapas que poderiam ser prejudicadas em decorrência do choro como verificação de pulso, frequência cardíaca e respiratória.
De forma geral, quando se considera a avaliação inicial do recém-nascido os principais aspectos envolvem:
- Estado geral do RN: conferência da postura, estado de alterta da criança, sinais vitais;
- Crânio: verificação do formato do crânio, exame das fontanelas e medição do perímetro cefálico;
- Pescoço: inspeção e palpação para verificar algum tipo de anormalidade;
- Face: conferência de olhos, nariz, boca, ouvidos;
- Pele: verificação quanto à presença de soluções de continuidade, sinais de higiene, icterícia e lesões comuns nesta idade;
- Neurológico: identificação do tônus muscular, presença de reflexos primitivos como de busca, palmar, plantar e outros.
Para saber mais sobre assistência de saúde à criança: https://brainly.com.br/tarefa/25034539
2) Em relação à realização do procedimento de PICC, a alternativa correta é a presente na LETRA C.
Principais detalhes sobre procedimento de PICC
O procedimento de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica) consiste, de maneira básica, em um dispositivo que possibilita este tipo de acesso com uma ponta presente na veia cava em nível central contendo lúmen duplo ou único.
Em geral, o cateter central é composto de silicone ou poliuretano adotado para realizar terapia por via intravenosa de forma mais prolongada e segura mantendo, assim, as veias periféricas íntegras com menor desconforto e estresse.
Neste sentido, alguns detalhes relacionados com a execução do PICC incluem:
- Realizado para administração de nutrição parenteral total com osmolaridade elevada paraa soluções hipertônicas ou vesicantes;
- Possui contraindicações relativas como policitemia, retorno venoso ou rede venosa periférica prejudicada, recém-nascido com menos de 48 horas de vida, lesões cutâneas e outros;
- Exige a sua retirada em situações como fim da terapia intravenosa prolongada, flebite, obstrução, trombose venosa, eventos relacionados com má posição do cateter;
Para saber mais sobre procedimentos de enfermagem: https://brainly.com.br/tarefa/23024326
3) Quanto aos diagnósticos de enfermagem relacionados com desidratação, a alternativa correta é a presente na LETRA D.
Principais aspectos relacionados com assistência desidratação
A desidratação consiste, de maneira básica, pela redução no volume de água presente no corpo com sintomas como sudorese excessiva, diarréia, vômitos e insuficiência renal em casos mais graves que podem levar à morte.
Quando se pensa em atendimento neste tipo de situação, a melhor recomendação é realizar a reposição da água e sais minerais que foram perdidos com a ingestão de grande qualidade de líquidos via oral ou, ainda, venosa em casos de maior gravidade.
Com relação a alguns aspectos específicos na assistência de enfermagem em processos de desidratação, é importante mencionar:
- Ocorre quando corpo tem maior perda do que ingestão de água;
- Comum a sua ocorrência em idosos que tem problemas com o centro de controle da sede;
- Pode ocorrer, ainda, de maneira mais facilitada, em bebês e crianças que tem uma maior quantidade de líquidos perdida por situações como diarréias e vômitos.
Em relação às formas de prevenção da desidratação, estão presentes opções como ingestão de pelo menos seis copos de líquidos por dia aumentando a ingestão em dias quentes e na realização de atividades físicas ou em estados de vômitos/diarréia.
Para saber mais sobre atendimento desidratação: https://brainly.com.br/tarefa/10360823