Maria Isabel Leite em sua tese de doutorado afirma que o artista em seu processo possui um compromisso com a obra de arte em si, finalizada. Partindo do pensamento de Mario de Andrade sobre o desenho infantil, destacado no trecho abaixo, a pesquisadora confronta o fazer do artista e da criança.
Leia atentamente o trecho do pensamento de Mario de Andrade sobre o desenho infantil utilizado por Leite.
" ... a criança pré-escolar não se manifesta artisticamente, pois todas as suas atitudes, na realidade, consomem a mesma energia, fundem-se entre si: tanto desenhar, como cantar, ou brincar... além de seu desenho não possuir caracteres técnicos, estilísticos, estéticos, inerentes à arte. Assim, concebe o desenho como manifestação lingüística - uma representação de figuras, uma imitação de sons, gestos coreográficos... seu prazer, então, não é artístico - é ocasional, é imitativo. Para ela, a criança pequena é, por princípio, antitécnica - não há pesquisa ou aperfeiçoamento; há, ao contrário, um caráter rotineiro no desenho infantil, com fixação de tipos e processos de representação que os afastam, mais uma vez, de ser manifestação artística.” (ANDRADE apud LEITE, 2001, p17)
Qual das inferências abaixo corresponde a ideia do texto?
Escolha uma:
a. Fica ressaltada a importância da pesquisa e da técnica. O ensinável é a ação sobre o material, o que chama de artesanato. Acrescente-se que a virtuosidade (reconhecimento e prática das diversas teorias históricas da arte) é, também, ensinável. Valoriza, então, a solução pessoal, atribuindo ao talento a forma pela qual cada sujeito-criador se expressa.
b. A criança aprende a escrever sozinha, não precisa de interferência do adulto.
c.
O desenho da criança se assemelha a obra de arte na busca de pesquisa e aperfeiçoamento.
d. A criança está mais atenta ao processo do que ao produto, seu trabalho é pleno de incompletude, de transitoriedade, de movimento, de idas e vindas, como a tessitura de uma narrativa, visual.
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d. A criança está mais atenta ao processo do que ao produto, seu trabalho é pleno de incompletude, de transitoriedade, de movimento, de idas e vindas, como a tessitura de uma narrativa, visual.
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