Leia a afirmativa a seguir:
O Império Carolíngio, formalizado com a coroação de Carlos Magno no ano 800, revivia o sonho de renascimento do Império Romano.
a) Quais as principais características do Império Romano que o Império Carolíngio poderia reviver?
b) Por que o fragmento fala em características cristãs, se Carlos Magno era de um grupo chamado "bárbaro" - os francos?
Respostas
Resposta:
a) A centralização do poder em um território vasto da Europa e o cristianismo como religião principal do Império.
b) Porque o grupo dos francos se converteu ao Cristianismo e se tornou um praticante e defensor da religião. Por esta razão, o Papa se interessou em coroar Carlos Magno.
A - O que o Império Carolíngio pretendia reviver era a estabilidade social, garantida por um processo de centralização política (que seria adaptado à realidade da Europa de então), mesmo que simbólica, na figura de um novo imperador. Também pretendia resgatar a cultura romana, tendo se associado com a Igreja Católica.
B - Eram cristãos pois haviam se convertido ao Cristianismo, que viam como o representante da cultura romana (antes da queda, o Império se converteu a esta nova religião).
Associaram, contudo, a esta cultura os seus costumes "bárbaros", tendo sido na época que se organizou e se viveu o que seria a "era de ouro" do feudalismo, que é a origem de todas as histórias e mitos sobre cavaleiros e a imagem estereotipada que temos da Idade Média "dos heróis".
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20632653