Respostas
A sua questão é de uma prova de vestibular da IFSC do ano de 2014 onde a questão diz o seguinte:
Pesquisadores da Universidade de Minesotta conseguiram demonstrar que célulastronco podem reparar danos cerebrais em ratos. O dano cerebral induzido na pesquisa levou os animais a perderem o controle das patas. Uma semana após o início do tratamento, as células-tronco começaram a assumir características das células cerebrais funcionais e os ratos recuperaram o movimento das pernas.
Sobre células-tronco assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Ao buscar células-tronco embrionárias, um pesquisador deverá retirar células que se encontram na fase final da organogênese, pois estas células já iniciaram seus processos de diferenciação.
02. As células-tronco são encontradas apenas nas fases iniciais do desenvolvimento embrionário, isto justifica a controvérsia existente em vários países quanto à permissão ou não do uso destas células em pesquisas.
04. Além das células-tronco embrionárias, existem células-tronco adultas, como as células da medula óssea vermelha.
08. Uma célula-tronco é caracterizada por ser haploide e ser originada através de divisões meióticas.
16. O que caracteriza uma célula-tronco é o fato de esta não ter sofrido diferenciação, conservando seu potencial de se transformar em qualquer célula do corpo.
A soma dessa questão é igual a 20, sendo as alternativas 04 e 16 as corretas.
Células-tronco são células que não foram diferenciadas ainda e por tanto não possuem função definida e possuem a capacidade se dividir em mais células estaminais e ainda tem o poder de se diferenciar em diferentes tipos de células capazes de formar diversos tecidos.
As primeiras células embrionárias são todas células-tronco, pois é a partir das necessidades orgânicas guiadas pelo material genético que as mesmas se diferenciaram no tecidos diversos do ser vivo a ser formado, pode virar uma celular epitelial, uma célula mesenquimal ou qualquer outro tipo celular.
Existem dois tipos de celulas tronco, as adultas e as embrio-fetais, as adultas são celulas-tronco unipotente, ou seja, apenas podem se diferenciar em um único tipo celulas, já as embrio-fetais podem ser totipotente, pode gerar um ser vivo inteiro, pluripotente que geram os folhetos embrionários e as multipotentes que geram os diferentes tecidos em cada folheto.
Espero ter ajudado!