O modelo político liberal moderno é resultado histórico da formação de um tipo de poder estruturado na Europa durante os séculos XV, XVI e XVII, que veio a suceder o político-jurídico medieval. Trata-se de uma forma política moldada dentro de um processo de centralização e concentração ocorrido nesses séculos, que se desdobrou através de distintas fases. Sobre quais foram essas fases, assinale a alternativa CORRETA: Liberal, Oligárquica e Social. Social, Anarquista e Liberal. Anarquista, Oligárquica e Tirania. Absolutista, Liberal e Social.
Respostas
Resposta:
Trata-se de uma forma política moldada dentro de um processo de centralização e concentração ocorrido nesses séculos, que se desdobrou através de distintas fases: absolutista, liberal e social.
Explicação:
"o modelo de poder político da Idade Média é entendido como “estamental” (as funções encontravam-se repartidas entre a Igreja, os nobres proprietários de terra, os cavalheiros e outros privilegiados), sendo os reinos e territórios da Idade Média, tanto no interior como no exterior, unidades de poder político apenas excepcionalmente, já que o poder estava limitado em seu interior pelos inúmeros depositários de poder feudal, e no exterior pela Igreja e Imperador.
A ordem política e social medieval, por sua descentralização e fragmentação, permitiu a coexistência de distintas e complexas ordens jurídicas legítimas num mesmo espaço social, o que será definitivamente abolido pelo Estado Moderno, que irá impor uma ordem jurídica monista, considerando o Estado como a fonte monopolizadora de produção do Direito, tendo as demais fontes apenas legitimidade derivada."