• Matéria: Português
  • Autor: grazi1997pop
  • Perguntado 8 anos atrás

O homem contemporâneo não é onívoro como seu antepassado pré-histórico; nem todos os animais e vegetais da região figuram em sua cozinha. Nosso sertanejo, por exemplo, aprecia muito os peixes de água doce e a mandioca, mas não dão menor valor aos crustáceos e às verduras. Os negros africanos também não valorizam as hortaliças e pouca atenção dão à carne de gado. O homem urbano do Ocidente, por sua vez, não tolera a ideia de mastigar os gafanhotos, as larvas e os besouros que fazem a delícia de tantos povos do Oriente e da África. Os hinus preferem morrer de fome a provar a carne das gordas reses que abundam em seu país. Todos os povos possuem limitações inarredáveis no tocante às coisas que comem. "Nosso sertanejo, por exemplo, aprecia muito os peixes de água doce e a mandioca, mas não dão menor valor aos crustáceos e às verduras.” Que conjunção não poderia substituir o termo grifado por gerar um problema de incoerência? Escolha uma:
a. pois
b. contudo
c. porém
d. entretanto
e. todavia

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0
Pela análise das alternativas podemos afirmar que quatro delas representam a mesma ideia: constroem certa noção adversativa, que determina que aquilo que foi dito antes não concorda com aquilo que foi dito depois.

Uma delas, por sua vez, constrói uma noção de justificativa, servindo para construir a ideia de que aquilo que será dito depois é uma justificativa daquilo que foi dito antes.

No exemplo em questão a ideia é que os apreciam peixes de água doce e mandioca e não apreciam crustáceos e verduras. As alternativas B,C,D e E mantém este sentido.

A alternativa A criaria uma incoerência na frase, tornando-a desprovida de sentido.

É correta a alternativa A.
respondido por: pammorena198
0

correta a alternativa A.

Perguntas similares