Respostas
A relação entre Platão e a filosofia medieval reside na influência que Platão teve, principalmente, em Santo Agostinho.
A partir de Santo Agostinho, a Patrística, que se refere aos pais da Igreja e seus esforços para conciliar a filosofia antiga com a revelação cristã, toma proeminência no cenário filosófico. Prepara-se, assim, o terreno para a filosofia medieval determinada pela Escolástica quase mil anos depois.
Santo Agostinho é o pensador que consegue conciliar inúmeras noções filosóficas platônicas - mundo das ideias, conhecimento como reconhecimento, teoria da reminiscência - com a revelação cristã, transfigurando a filosofia platônica ao colocar a ideia do Deus cristão como hipótese filosófica explicativa.
Agostinho encaixou a Revelação com a filosofia platônica - mais neoplatônica, já que Plotino era muito lido e exercia grande influência naqueles tempos - criando uma síntese que permanece até hoje dentro da Igreja, tal como São Tomás de Aquino fez, séculos depois, com a doutrina aristotélica.
Pela época e pela fé, portanto, a teoria da Iluminação, tratada tanto por Agostinho quanto por Platão, ganha em Agostinho o complemento esperado: a luz interior que habito no interior do homem é Jesus Cristo, Deus encarnado.
Uma das frases mais famosas de Agostinho nasce exatamente desta doutrina:
Deus é mais íntimo de mim do que eu mesmo.
Para saber mais sobre filosofia: brainly.com.br/tarefa/10288454