A coruja e a águia Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes. — Basta de guerra — disse a coruja. — O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra. — Perfeitamente — respondeu a águia. — Também eu não quero outra coisa. — Nesse caso combinemos isso: — de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes. — Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes? — Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus. — Está feito! — concluiu a águia. Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto. — Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja. E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves. — Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste… (Monteiro Lobato) Questão 01 A fábula é um texto cujos personagens são animais e que fornece uma moral. O ditado popular que melhor representa a mensagem transmitida pela fábula acima é: a) Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. b) Quem avisa, amigo é. c) Quem espera, sempre alcança. d) Quem o feio ama, bonito lhe parece. e) Nada como um dia após o outro.
Respostas
O ditado popular que melhor representa a mensagem transmitida pela fábula acima é :
D) Quem o feio ama. bonito lhe parece.
Para todas as mães , seus filhos sempre serão os mais lindos. E mesmo que mãe não fosse, o amor transforma as pessoas, e assim, a maneira delas verem os outros.
A lição de moral deste texto se encaixa perfeitamente com a frase:
d) Quem o feio ama, bonito lhe parece.
Interpretação da fábula e o contexto do ditado popular
Nesta história de Monteiro Lobato, temos que os personagens da coruja e da águia vivam em desavenças.
No entanto, a coruja percebeu que isto não levaria ambas a lugar nenhum, então propôs par a águia que elas parassem de brigas e que nenhuma outra comesse os filhotes alheios. A águia por sua vez concordou.
Para diferenciar os filhotes, a coruja disse que os mais belos lhe pertenciam. A águia compreendeu mas ao observar os filhotes da coruja, os achou feios e então os comeu, pois não acreditava que fosse ela.
Ditados populares são espécies de frases e outras frases que são consideradas sábias e que sempre nos passam algum tipo de ensinamento.
Veja mais sobre ditados em brainly.com.br/tarefa/27868363
#SPJ3