• Matéria: História
  • Autor: LaryAC
  • Perguntado 8 anos atrás

O que foi o patrimonialismo no regime absolutista ?

Respostas

respondido por: alemuradas1328p7p630
3
E a mistura dos bens de lideres absolutistas e bens publicos, seria uma especie de corrupcao porem que ninguem ligava, exemplo, imagine hitler, imagine que hitler quer uma mansao, ele manda fazer e paga com dinheiro publico, ele e um lider supremo e ninguem vai questionalo!

Outro forte exemplo e o palacio de versalhes!
respondido por: gustavosantos101
0
Patrimonialismo é um conceito desenvolvido pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), no fim do século XIX, e aplicável tanto à disciplina de história quanto à sociologia. Esse conceito tem o objetivo de compreender um modo específico de dominação, ou de poder, que atinge as esferas econômica e sociopolítica.

Como o próprio termo indica, patrimonialismo deriva das palavras patrimônio e patrimonial e pode ser definido como uma concepção de poder em que as esferas pública e privada confundem-se e, muitas vezes, tornam-se quase indistintas. Assim sendo, um líder político é qualificado como patrimonialista quando, ao assumir um cargo na esfera pública (o de governador, por exemplo), acaba “instrumentalizando”, isto é, criando mecanismos de controle, a estrutura estatal para satisfazer as suas necessidades pessoais, ou seja, privadas.


Perguntas similares