• Matéria: Pedagogia
  • Autor: giliamara547
  • Perguntado 8 anos atrás

A datilologia entra no aspecto fonológico na Libras e tem sido resultado de pesquisas de ouvintes no sentido de ensinar o surdo a falar. A maior parte das comunidades surdas de todo o mundo a utilizam em suas respectivas Línguas de Sinais. No Brasil, a datilologia é muito usada para soletração de uma palavra usando o alfabeto manual em Libras, para expressar nomes de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem sinal específico. Neste sentido, analise as sentenças a seguir: I- Uma palavra da Língua Portuguesa que por empréstimo passou a pertencer à Língua Brasileira de Sinais pode ser expressa pelo alfabeto manual. II- A datilologia é largamente empregada por ouvintes que não aprenderam a gramática e os sinais empregados na Libras, a fim de superar a barreira na comunicação. III- Entre a comunidade surda é normal o uso da datilologia quando não se sabe o sinal correspondente na Libras, uma vez que ele faz parte de sua cultura. IV- Não é importante pausar

Respostas

respondido por: diegoriva
91
As sentenças I, II e III estão corretas.


jardelleles: valeu migo
respondido por: Matheusieti
65

Apenas I, II e III estão corretas.

A datilologia, parte do pressuposto, que existe um sistema de representação simbólico para as letras do alfabeto, ou seja, ele está diretamente ligado as linguás orais escritas, por meio das mãos.

Neste caso, a função do alfabeto manual, vai além do aprendizado da língua, pois cria inclusão e cidadania,  sendo também utilizado em libras, com o objetivo de permitir a soletração das palavras ao indivíduo com deficiência auditiva, utilizado para palavras que não possuem sinais representativos.

Perguntas similares