Falar sobre a ética da alteridade. 2. Contextualizar o problema explicitado em relação à responsabilidade moral. 3. Tratar dos problemas de posicionamentos, como o explicitado acima
Respostas
A ética dentro do pensamento de Lévinas requer uma responsabilidade que transcende a mera prática de cumprimento de regras. Quando nos referimos à questão da responsabilidade dentro desse pensamento, aquilo que é o possível nunca será o bastante. Assim, quando visualizamos no filme, Segismundo, ou qualquer outro funcionário de regimes ditatoriais a realizar a tortura, para esse autor, dentro do pensamento da ética da alteridade, essa pessoa não estaria livre da responsabilidade apenas pela justificativa do cumprimento de regras.
Aqui não discutimos a responsabilidade profissional. A questão importante está ligada à responsabilidade moral enquanto maneira de mantermo-nos enquanto humanos. Ora, dentro do pensamento ético de Lévinas, a razão cede lugar à ética, e assim, por mais que exista um fundamento de hierarquia ou qualquer outro, por detrás dessa ação, o sujeito é responsável pelo outro. Pelo rosto que o interpela enquanto mostra sua fragilidade. A fragilidade do rosto nos interpela a fazermos o bem a ele. Assim, qualquer ação que esteja contra o rosto, em verdade, estaria contra a nossa própria humanidade. Para esse autor, a própria divindade residiria nesse rosto que se apresenta diante de nós. Por isso mesmo, nossa responsabilidade também infinita. O rosto é o local no qual vivenciamos nossa humanidade. Nossa colocação no mundo depende desse rosto. Desse outro.
Assim, independentemente da obrigação hierárquica, o outro nos passa a frente, por isso mesmo, nossa infinita responsabilidade sobre ele. Responsabilidade que não se encerra em nossa possibilidade racional, daí que poderíamos dizer que quando existem atos desse tipo, há ali uma própria negação de si mesmo. Quando violamos o rosto do outro, impedimos que nossa colocação no mundo se dê de maneira completa, e complexa. A negativa da ordem seria a saída ética, nesse sentido.