• Matéria: Geografia
  • Autor: SamuelMeira
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais razões levaram Hosana
Bin Laden A arquiteta os atentados contra os Estados Unidos

Respostas

respondido por: thayshoran
3
8 - O declínio do Oriente Médio e a “humilhação” do Islã Bernard Lewis é o mais conhecido expoente da idéia de que o mundo muçulmano está em crise, em grande parte atribuída a séculos de declínio. Três semanas após o 11 de Setembro, um vídeo de Bin Laden apresentado pela Al-Jazira dizia que “o que a América está provando agora é algo insignificante comparado ao que nós experimentamos durante dezenas de anos. Nem os Estados Unidos nem o povo desse país terão segurança enquanto não houver segurança na Palestina.”

7 - A Tecnologia das comunicações.

Hoje os muçulmanos estão bem mais conscientes dos conflitos no mundo islâmico do que há dez anos. Canais árabes por satélite e os websites jihadistas proliferaram, tornando-os mais sensíveis à opressão.

6 - Regimes autoritários do Oriente Médio ajudaram a incubar os militantes Sayyid Qutb, o Lenin do movimento militante jihadista, mais tarde Ayman al-Zawahiri, o número 2 de Bin Laden, tornou-se radical na prisão no Cairo. Não é acidental o fato de que tantos militantes da Al Qaeda sejam egípcios e sauditas.

5 - A alienação dos muçulmanos no Ocidente.

Três dos quatro pilotos que agiram em 11 de setembro e dois planejadores-chave dos ataques passaram à militância quando viviam no Ocidente. O pesquisador Swati Pandey e eu examinamos as biografias dos 79 terroristas responsáveis por cinco dos piores ataques terroristas no Ocidente. Concluímos que um de cada quatro deles já freqüentou uma faculdade no Ocidente.

4 - A política dos EUA no Oriente Médio, em particular seu apoio a Israel. Pelas próprias declarações de Bin Laden, essa é a razão pela qual a Al Qaeda está atacando os Estados Unidos. Ele nunca fez menção a Hollywood, homossexualidade ou drogas.

3 - Bin Laden é um líder tático astuto e racional combatendo uma guerra religiosa profunda contra o Ocidente

Como outros antes dele, Bin Laden fez uma escolha racional ao adotar o terrorismo como atalho para transformar o panorama político. Ele interveio em duas decisões chave que garantiram o sucesso dos ataques. Primeiro, nomeou Mohammed Atta para liderar os seqüestradores; em segundo lugar, conteve os planos de Khalid Sheik Mohammed para derrubar simultaneamente 10 aviões na Ásia e na costa leste dos EUA. A sincronização desses ataques seria difícil e poderia não ser bem-sucedida.

2 - O 11 de setembro foi o dano colateral de um conflito dentro do Islã. A opinião de que os atentados foram o resultado de um conflito dentro do mundo muçulmano foi brilhantemente articulada em 2002 pelo estudioso do Oriente Médio Michael Scott Doran, no ensaio “Somebody Else’ s Civil War” (A Guerra Civil de Alguma Outra Pessoa). Segundo Doran, os seguidores de Bin Laden “se consideram uma ilha de verdadeiros fiéis”, num mar de iniqüidades . Os egípcios da Al Qaeda acreditavam que deveriam derrubar os regimes no Oriente Médio liderados por governantes “apóstatas”. Bin Laden deu o passo seguinte, insistindo que a raiz do problema era o “inimigo distante”, os EUA, que apoiavam esse “status quo” no Oriente Médio.

1 - Os ataques foram fruto do raciocínio estratégico imperfeito de Bin Laden. Diante do domínio total de Bin Laden sobre a Al Qaeda, a organização ficou refém da sua visão estratégica. Bin Laden considerava os EUA um tigre de papel, capaz de agüentar apenas alguns ataques e se retirar, deixando vulneráveis os regimes clientes do Oriente Médio. Mas a resposta americana ao 11 de Setembro foi destruir o regime taleban e dizimar a Al Qaeda. Embora os atentados tenham sido um sucesso tático, na verdade eles ameaçaram o futuro da Al Qaeda.
Perguntas similares