• Matéria: Português
  • Autor: amandagtavares
  • Perguntado 8 anos atrás

2. Compare a expressão "tempo bom", usada por Klink, com "tempo firme" ou "tempo estável" empregada pelos meteorologistas.

a) por que o adjetivo "bom" é considerado menos preciso do que o "firme" ou "estável"?

b) por que "tempo bom" não parece, ais falantes, uma expressão tão subjetiva quanto "deliciosa sensação" também empregado por Amyr?

3. que adjetivo usado no segundo parágrafo revela maneira como experiência repercutiu na sensibilidade do produtor do texto?

4. Releia o trecho "sempre a uma pequena mas prudente distância". Quanto ao critério objetividade, que diferença existe entre os dois adjetivos?

5. O narrador preferiu usar "um velho tubarão" a "um tubarão velho". Existiria diferença de sentido caso a segunda forma fosse empregada? por quê?

6. Que recurso foi empregado na construção da expressão transparente silêncio? com que intenção isso foi feito?

7. na sua opinião por que o gênero "relato de viagem" associa as condições objetivas e subjetivas?

8. além dos adjetivos que outros recursos linguísticos reforçam a subjetividade?

URGENTE, ATE HOJE A NOITE!!

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
360
Olá,

2) A) Bom é um adjetivo, e nesse caso, quando ele diz "tempo bom" quer dizer um tempo propício para a pesca, tal como um tempo estável (estabilidade climática) e firme, que também remete a estabilidade climática. É menos preciso porque a ideia de um bom tempo (clima) pode variar de pessoa para pessoa.

B) "tempo bom" ao menos diz sinaliza sobre o que está falando, ou seja, sobre o clima. Agora "sensação deliciosa" é vago, pois não explica qual é a sensação e nem o que a causa.

3) "impressionante", tal adjetivo representa a sensação causada pela quantidade de peixes no autor.

4) "Pequena" se refere à distância, estava próximo. Mas como complementação, "prudente" diz que a distância ainda era segura, apesar de pequena.

5) "Velho tubarão" é mais intimista, passa a ideia de alguém experiente, enquanto que "tubarão velho" passa apenas a ideia de algo velho.

6) Foi usado o recurso da subjetividade, porque silêncio refere-se ao som, enquanto que transparente é algo de caráter visual, no caso, algo que se pode ver através.

7) Porque existem características físicas, geográficas e materiais nas paisagens e nos animais - ao mesmo tempo em que há a percepção e os sentimentos do viajante, que une ambos.

8) O uso de expressões que sintetizam o sentimento do viajante também colaboram para dar caráter subjetivo - a expressão de suas emoções e sensações pessoais.

Espero ter ajudado!



tssbelem: Ajudou e muito mais quero outra resposta são a msm questões mais e a um essa questão "PORQUE O NAVEGADOR PRECISAVA ENTRAR NA ÁGUA DO MAR? O QUE O LEVAVA A AFIAR ESSE MOMENTO" MIM Ajunda por favor
Perguntas similares