Respostas
Resposta:Cultivo em solo arenoso pode render alto nível de produtividade agrícola
Gostou?
Presente em diversas áreas do Brasil, principalmente na região Nordeste, os solos arenosos são terras com produtividade relativamente baixa, devido a alta porosidade e consequente capacidade reduzida de retenção de água, dificultando a oferta de nutrientes para as plantas.
No entanto, mesmo com baixa qualidade, o solo arenoso vem sendo amplamente utilizado na agricultura, devido à grande necessidade da expansão agrícola presente no Brasil nos últimos anos.
Por apresentarem características peculiares, os solos arenosos vêm se tornando um verdadeiro desafio para produtores que buscam maior produtividade. Assim, algumas práticas devem ser ponderadas pelos produtores, com a finalidade de entender melhor esse tipo de solo, para assim maneja-los corretamente.
O que são solos arenosos?
Solos arenosos (também chamados de solo leve) são aqueles que, como o próprio nome diz, se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70%) e menor parte de argila (menos de 15%).
Segundo o professor doutor Tiago Aranda Catuchi, do curso de Agronomia, da Unoeste de Presidente Prudente (SP), há outras características que tornam o solo arenoso único, pois apresenta fragilidade estrutural, baixa fertilidade e capacidade de retenção de água.
A alta porosidade presente em solos arenosos possibilitará que a água passe mais facilmente entre os grãos atingindo camadas mais profundas e secando o solo bem mais rápido quando comparado com outros tipos de solo.
Explicação:As plantas precisam de gás carbônico, água, clorofila e energia do Sol para fazer a fotossíntese, processo fundamental para a produção de glicose. A glicose é a matéria-prima essencial para a produção de energia. Entretanto, as plantas precisam de outros nutrientes para se desenvolver, que geralmente são retirados do solo ou da água, na qual eles se encontram. Assista primeiro o vídeo logo abaixo com uma excelente explicação sobre a importância do solo para todos os seres vivos e depois prossiga com o texto abaixo.