• Matéria: Geografia
  • Autor: MM9
  • Perguntado 8 anos atrás

Faça um texto argumentativo respondendo: Mas será que a Guerra Fria acabou?

Respostas

respondido por: Matheus13584
1

O grande objetivo dos EUA em mais de 40 anos de Guerra Fria não chegou a ser alcançado: a derrota da Rússia de forma indubitável. É a isso que se resume o atual caos na Ucrânia… e claro, à dominação global também

Por Vinicius Gomes, da Fórum Semanal

“Até mesmo uma guerra vitoriosa é uma calamidade que deve ser evitada pela sabedoria do povo” – Otto Von Bismarck, chanceler alemão do 2° Reich

Outubro de 1962. O momento em que o mundo esteve mais próximo àquele que teria sido  o início da Terceira Guerra Mundial, quando os EUA e a União Soviética por pouco não deflagraram um conflito nuclear graças à instalação de mísseis soviéticos na ilha de Cuba. O principal fator que venceu a fala grossa e a retórica de guerra foi o princípio da Aniquilação Mútua Garantida, segundo o qual os dois lados usariam o máximo possível de seus arsenais nucleares para assegurar a destruição do outro – levando, como bônus, o resto do planeta ao colapso.

Passados mais de 50 anos, o mundo assiste a uma espécie de “Parte II” da Crise dos Mísseis de Cuba, tendo como cenário agora não mais a ilha caribenha, e sim a Ucrânia. Classificar a atual crise no país como um episódio de uma “Nova Guerra Fria”, por novamente contrapor Washington e Moscou, é de certa maneira um equívoco – simplesmente pelo fato de que, para os EUA, o grande objetivo ainda não foi alcançado: colocar a Rússia de joelhos de uma maneira indubitável, para que ela nunca mais se apresente como um desafiante à hegemonia estadunidense.

O ex-secretário de Defesa norte-americano Robert Gates escreveu em sua recente biografia: “Quando a União Soviética estava entrando em colapso no final de 1991, Dick Cheney queria ver o desmembramento não apenas da União Soviética e do Império Russo, mas da própria Rússia, para que ela nunca mais fosse uma ameaça para o resto do mundo”. Dick Cheney, no caso, era o então Secretário de Defesa, sendo posteriormente vice-presidente de George W. Bush.

Autor do livro “A Segunda Guerra Fria: Geopolítica e Dimensão Estratégica dos Estados Unidos”, Luiz Alberto Moniz Bandeira, também cientista político, historiador e professor aposentado de política externa brasileira, disse que “os EUA não deixaram de perceber a Rússia como seu principal adversário […]. O que lá ocorreu foi a implosão de um regime socialista autárquico, inserido em uma economia internacional de mercado capitalista, da qual dependia e não podia desprender-se”

Perguntas similares