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O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está
indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com
o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência
no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.
O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam
regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um
descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais.
Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de
elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns
contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo.
"Ele reviu as ciências para definir o que, nelas, decorria da realidade dos fatos e
permitia a formulação de leis naturais, que orientariam os homens a agir para
modificar a natureza", diz Arthur Virmond de Lacerda, professor da Faculdade
Internacional de Curitiba.
Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere
ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como
critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também
aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física.
Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo
objetivo seria o planejamento da organização social e política.
A Lei dos Três Estados
TEOLÓGICO: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas
acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas
pura e simplesmente por Deus.
Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem
porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou
coisas.
- Monoteísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas,
acontecimentos.
METAFÍSICO: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus
todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos,
como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
POSITIVO: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas.
Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento
absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos
dois estágios anteriores.
indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com
o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência
no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.
O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam
regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um
descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais.
Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de
elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns
contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo.
"Ele reviu as ciências para definir o que, nelas, decorria da realidade dos fatos e
permitia a formulação de leis naturais, que orientariam os homens a agir para
modificar a natureza", diz Arthur Virmond de Lacerda, professor da Faculdade
Internacional de Curitiba.
Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere
ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como
critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também
aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física.
Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo
objetivo seria o planejamento da organização social e política.
A Lei dos Três Estados
TEOLÓGICO: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas
acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas
pura e simplesmente por Deus.
Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem
porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou
coisas.
- Monoteísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas,
acontecimentos.
METAFÍSICO: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus
todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos,
como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
POSITIVO: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas.
Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento
absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos
dois estágios anteriores.
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Resposta:
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
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