Leia o texto a seguir.
Astrônomos decidem que Plutão não é mais planeta
Quem tinha apego sentimental por Plutão bem que tentou arrumar uma vaga para ele no Sistema Solar, nem que fosse no tapetão. Mas não adiantou. [...] o fato é que o ex-nono planeta está oficialmente rebaixado para a segunda divisão, ganhando o apelido de “planeta-anão”.
Depois de uma semana de debates tão esquentados quanto (às vezes) surreais, a solução de consenso entre os 2 500 cientistas presentes à reunião da IAU (União Astronômica Internacional, na sigla inglesa) foi admitir apenas oito planetas “verdadeiros” nos domínios do Sol. Foi uma reviravolta e tanto em relação à proposta inicial de uma comissão da IAU – ampliar para 12 o número de planetas do Sistema Solar.
[...]
O argumento usado para rebaixar Plutão foi, em essência, baseado na história do Sistema Solar. Ao insistir que, para ser um planeta, um astro tem de ser não apenas esférico e não estelar como capaz de “limpar a vizinhança de sua órbita”, os astrônomos querem mostrar que a formação dos oito planetas, de um lado, e a de Plutão, de outro, foram bem diferentes. “Limpar mesmo os arredores significa ter massa suficiente para continuar engolindo matéria no processo de crescimento”, explica o astrônomo Cássio Leandro Barbosa, da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
Plutão não foi capaz, por exemplo, de engolir outros corpos na sua formação. Nem seu satélite Caronte gira propriamente em torno dele – eles giram um em volta do outro. Além do mais, sua trajetória cruza a de Netuno, que é muitíssimo maior. Assim, ele nunca poderia ser considerado o objeto dominante.
LOPES, Reinaldo José. Astrônomos decidem que Plutão não é mais planeta. Folha de S. Paulo, Caderno Ciência, 25 ago. 2006. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2016.
Marque as respostas corretas para a seguinte pergunta: De acordo com o texto, por que Plutão foi rebaixado?
1-Porque sua órbita encontrava a órbita de Urano.
2-Porque não era capaz de limpar a vizinhança ao seu redor, ou seja, engolir matéria em seu processo de crescimento.
3-Porque sua gravidade era tão alta que seu satélite estava em rota de colisão com ele.
4-Pois não tinha gravidade suficiente para que seu satélite girasse em torno dele, fazendo com que os dois girassem em torno um do outro.
5-Porque encontra Netuno em sua trajetória.
Respostas
respondido por:
42
A 2 e a 4 estão corretas
gabrielvicttorc:
valeuuu
respondido por:
14
Resposta:
É a letra "B" - A sua órbita não é totalmente autônoma
Confia ksksk
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás