• Matéria: Física
  • Autor: Lívia123456
  • Perguntado 8 anos atrás

Considerando que uma bolinha A de massa M que viaja com velocidade V colide com uma bolinha B idêntica, porem em repouso. Após a colisão, a bolinha A e a bolinha B viajam com uma velocidade desconhecida. Usando a conservação do momento linear, qual será a velocidade da bolinha A? E a da bolinha B?

Respostas

respondido por: Dioud
3
Oi. Utilizando o Princípio da Conservação da Energia temos que:
Qa + Qb =Qa' + Qb'
M.Va + 0 = M.V' + M.V'  [como a bola B estava em repouso, sua vel=0]
M.Va= 2MV'
V'= M.Va/2M
V'= Va/2

Lívia123456: Poderia me explicar mais detalhadamente obrigada
Dioud: Tudo bem. Primeiro, eu cometi um erro, o princípio é da conservação da quantidade de movimento, e não da conservação de energia. Segundo: o princípio diz que a quantidade de movimento inicial é igual a final (Qa+Qb=Qa'+Qb').
Dioud: Terceiro: a questão diz que a bolinha B estava em repouso, isso significa que a velocidade inicial dela é nula, por isso a quantidade de movimento foi igual a zero (Qb= m.vb). Quarto: a questão não diz, mas entende-se que a colisão seja perfeitamente inelástica, ou seja, quando a bola A atingiu a bola B, elas se deformaram um pouco e seguiram juntas na mesma direção, por isso eu considerei a velocidade das duas como uma só (V').
Dioud: Quinto: como as duas bolas têm massas iguais, a conta ficou mais simples e, pelos cálculos, foi possível ver que a velocidade das duas será igual a metade da velocidade de A (V'=Va/2).
Perguntas similares