Uma cadeia de Markov é uma sequência X1, X2, X3, ... de variáveis aleatórias. O escopo destas variáveis, isto é, o conjunto de valores que elas podem assumir, é chamado de espaço de estados, onde Xn denota o estado do processo no tempo n. Se a distribuição de probabilidade condicional de Xn+1 nos estados passados é uma função apenas de Xn, então:
P r left parenthesis X subscript n plus 1 end subscript equals right enclose x X subscript o comma end subscript X subscript 1 comma end subscript X subscript 2 comma end subscript........ comma X subscript n right parenthesis equals P r left parenthesis X subscript n plus 1 end subscript equals right enclose x X n right parenthesis, onde x é algum estado do processo. A identidade acima define a propriedade de Markov. Portanto, um processo de mudança de um estado, para outro, é chamado de cadeias de Markov. Um exemplo, pode ser visto na seguinte matriz de transição:
A partir deste contexto, avalie as seguintes afirmações:
I.Nesta matriz, nota-se que p32 é a probabilidade que o sistema vai mudar do estado 2 ao estado 3;
II.p11 é a probabilidade que o sistema vai continuar no estado 1 imediatamente depois de ter sido observado no estado 1;
III.No exemplo apresentado pela figura, observamos uma matriz de transições de dois estados.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.
Respostas
respondido por:
59
Resposta certa
a. l e ll.
a. l e ll.
marcito13:
correto
respondido por:
25
Resposta certa . l e ll.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás