• Matéria: Física
  • Autor: fernandomat
  • Perguntado 8 anos atrás

Para evitar o excesso de bagagem, soldados em missão na selva cozinham seus alimentos em panelas descartáveis de papel, feitas na hora, usando-se dobraduras apoiadas em uma tela metálica apropriada. Como o papel é biodegradável, o procedimento desses soldados, além de prático, é também ecológico.

Sabendo-se que, à nível do mar, a água entra em Ebulição à 100 °C (permanecendo nesta temperatura até evaporar completamente), e que o ponto de fulgor de uma substância é a temperatura na qual ela entra em combustão que, para o papel, esse valor é 451 °F , responda as questões a seguir.



a) Com base nos dados fornecidos no enunciado, é possível cozinhar arroz na panela de papel sem que o papel entre em combustão? Justifique.

b) É possível colocar a panela vazia na chama para depois completá-la com os ingredientes? Justifique.

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
44
olá :) 

Primeiro, vamos converter 451º F para Celcius. 
451º F equivalem a 232,778º C. Portanto, a temperatura de combustão do papel é  232,778º C. 

Para fazer arroz, colocamos uma quantidade de agua que deve ser fervida até evaporar, ou seja, essa água deve atingir a temperatura de 100°C.

 a) Teoricamente, é possível cozinhar arroz em um recipiente de papel, pois a 100ºC a água irá evaporar e o papel ainda não irá atingir a sua temperatura de combustão, que é 232,778º C. 

b) Porém, não é possível colocar a panela de papel sozinha na chama. Ela provavelmente iria começar a queimar, restando apenas as cinzas do papel. 

AndressaAssunção: Me responde isso rápido pfv C) O comandante do grupo alerta para que eles não usem papel muito espesso , como cartolina , por exemplo . Qual é a razão ?
AndressaAssunção: A resposta é porque , como a cartolina é muito espessa demoraria muito a esquentar , podendo até queimar .
Perguntas similares