• Matéria: História
  • Autor: otiliapalmeiras02
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao historicizar a ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável pela institucionalização de um conjunto de práticas culturais que sacramentou determinados bens culturais como representativos da história e da identidade nacional, observa-se que a constituição do patrimônio nacional alijou e silenciou os marcos da presença dos africanos e afrodescendentes, assim como dos indígenas, ao compor um mapa de bens tombados que representavam a elite política, católica e branca (RUBINO, 1996). Somente a partir da ampliação do conceito de patrimônio, nos anos 1970 e 1980, com a introdução da concepção de patrimônio cultural, associado à incorporação da noção de cidadania cultural ao campo do patrimônio, tal como registrado nos artigos referentes aos direitos culturais e ao patrimônio na Constituição de 1988, estabelecem-se as condições para a inclusão de bens associados às culturas indígenas e afro-brasileiras no universo do patrimônio - como ocorreu com o tombamento, em 1986, do Terreiro da Casa Branca, em Salvador, e da Serra da Barriga, em União dos Palmares (Alagoas), representativos da história e da cultura afro-brasileira. (...) Na área da educação escolar, desde a instituição pelo MEC dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, em 1996, e para o Ensino Médio, em 1999, valoriza-se o conhecimento do “patrimônio etnocultural brasileiro” como constitutivo do currículo, mas precisamente da História como disciplina escolar, associado à ideia de pluralidade cultural e ao reconhecimento da diversidade cultural, representada pelas diversas culturas presentes na formação do Brasil e que contribuíram para a construção da identidade nacional (ABREU, 2007). A escola básica constitui, portanto, um lócus privilegiado para a educação patrimonial. Torna-se necessário, entretanto, que a educação patrimonial se fundamenta na problematização do próprio objeto. Caso a educação patrimonial seja planejada apenas a partir do tripé de “conhecer, preservar e difundir” os bens tombados pelos órgãos públicos estará a serviço da reprodução de determinadas concepções que orientaram a produção do patrimônio local, regional e/ou nacional. Assim, as experiências de aprendizagem associadas aos bens culturais devem compreender a investigação acerca das políticas públicas de produção de determinado passado e memória pela ação de agentes, instituições e instrumentos próprios do campo do patrimônio (DELGADO e OLIVEIRA, 2008).” (DELGADO, Andréa Ferreira; MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Programa SANTA AFRO CATARINA: Educação patrimonial e a presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina. Contemplado no Edital PROEXT 2011 – MEC/SESu, projeto, p. 03-04). Acima temos uma citação do projeto SANTA AFRO CATARINA: Educação patrimonial e a presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina que propõe ações sobre o patrimônio cultural afrodescendente de Florianópolis. No Saiba Mais você encontra o texto completo. As autoras utilizam no texto a seguinte expressão: “a constituição do patrimônio nacional alijou e silenciou os marcos da presença dos africanos e afrodescendentes, assim como dos indígenas”. Qual o significado desta frase para o ensino da História Nacional?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
5
Olá, tudo bem?

Esta frase significa, para o ensino da História Nacional, que é necessário recuperar aquilo que foi perdido. Historicamente, as contribuições culturais tanto africanas quanto nativo-americanas foram jogadas para debaixo do tapete, deixados de lado em prol da ideia de uma suposta superioridade cultural europeia.

Para reconstruir, de fato, a história do Brasil e ensinar, verdadeiramente, a História Nacional é preciso recuperar esta parte de nossa história que ficou, por muito tempo, esquecida: é necessário explicitar o papel cultural africano e nativo, explicar como eles influenciam e moldam a cultural, assim como explicar como se constroem os seus papeis de culturas marginalizadas em uma sociedade marcada por uma cultura hegemônica.

otiliapalmeiras02: Muito obrigada pela ajuda !!! Foi de extrema impotência para concluir minha resposta .
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