Na disciplina Leitura e Produção de Textos, a ATD2 solicita que você leia o texto “A Dialética Inclusão/Exclusão na Escola do Novo Milênio”, de Raquel Paganelli Antum e a escrita de uma resenha.
Essa resenha será importante para a ATD2 de Sociologia da Educação, pois trabalharemos com duas afirmações desse mesmo texto, ao abordarmos a questão da inclusão:
“Devemos desconfiar de nós mesmos” e “Devemos ser pesquisadores” (p. 42)
No texto da aula 24 e no texto complementar “Pra que serve a educação”, temos essa mesma temática ampliada:
Educação é um direito de todos. Todos os setores da sociedade valorizam e exigem a educação, embora nem sempre se mobilizem para torná-la efetivamente abrangente, universal e de boa qualidade. Mas em todas as famílias vemos a preocupação em ter seus filhos educados; nas empresas exige-se um nível de escolaridade cada vez maior, e vários setores buscam superar os problemas das escolas (voluntários, 3º setor, etc). Todavia, o que se vê é a falta de visão sobre os objetivos da educação.
(MOURA, Selma de Assis. Pra que serve a educação.)
Tendo em consideração os textos acima, redija um texto único que coloque esses aspectos em relação às seguintes questões:
- como afastarmos da escola o paradigma da exclusão?
- como universalizar a educação se as necessidades dos alunos são individuais?
Respostas
Pode-se observar pelo texto, a função desempenhada pela escola no que tange a formação do indivíduo como cidadão.
Nesse sentido, verifica-se que a escola deve focar seus esforços por meio da inclusão, adotando medidas que contemplem a todos de acordo com suas necessidades educacionais. Todavia, a universalização do ensino se refere a uma equidade do conhecimento, de forma que todos tenham acesso igualitário às formas do saber.
Porém, esta universalização deve estar acompanhada da conscientização da diversidade do ser humano, e por conta disso, mais uma vez a inclusão se faz necessária, seja por diminuição de barreiras pedagógicas, atitudinais ou arquitetônicas.
Espero ter ajudado, bons estudos!
A fim de afastarmos a exclusão do espaço escolar devemos trabalhar na integralidade da vida social dos alunos e da comunidade na qual estamos inseridos. Uma escola deve ser entendida como espaço múltiplo de pluralidade e democracia, não podendo servir de local de segregação e segmentação social.
Uma das tarefas fundamentais para realizar tal anseio é universalizar a educação, lidando com as dificuldades inerentes a esta prática, tais como a necessidade individualizada que cada aluno carrega em si. Este tipo de tarefa carece de um investimento em preparação intelectual mas, mais que isso, uma capacitação no que tange à lida com seres humanos.
Compreender cada aluno em suas individualidades e particularidades deve ser um objetivo dos profissionais da educação, e o Estado deve contribuir para a ampliação deste objetivo, bem como para seu alcance.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/13465901