Respostas
- O Estado do Paraná há predominância do clima tropical, principalmente na área norte. Já no sul do estado predomina o clima subtropical úmido.
- Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, recebem maior influência das massas de ar frias do Polo Sul, e, portanto, apresentam predominância do clima subtropical úmido.
- A região sofre influência, principalmente no inverno, da Massa Polar Atlântica que é úmida e fria.
- O sul é a região que apresenta menores temperaturas do Brasil, na estação do inverno. Em várias regiões do RS e SC ocorrem geadas no inverno. Já em regiões serranas, caso das Serras Gaúchas e Planalto Serrano de Santa Catarina, há ocorrência de geada e neve nos dias mais frios do ano. Nestes dias as temperaturas costumam ficar abaixo de zero.
- No verão, a região sul recebe os ventos alísios, oriundos do Sudeste. Estes ventos levam umidade e calor para a região, aumentando a temperatura e provocando chuvas.
- A temperatura média anual na região sul do Brasil fica entre 16 e 22°C.
- No litoral dos estados de Santa Catarina e Paraná prevalecem aspectos climáticos tropicais. Temperaturas médias anuais em torno de 21°C e chuvas concentradas no verão.
- O índice pluviométrico (chuvas) anual na região sul fica em torno de 1.200 mm. Sendo que na região litorânea é bem maior, ficando em torno de 2.000 mm anuais.
Resposta:
- No Paraná, predomina o clima tropical, principalmente na região norte. Um clima subtropical úmido prevalece na parte sul do estado.
- Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são mais afetados pelas massas de ar frias da Antártida e, portanto, têm a vantagem de um clima subtropical úmido.
- A região é afetada principalmente pela massa polar atlântica úmida e fria no inverno.
- No inverno, o sul é a região com as temperaturas mais frias do Brasil. Há previsão de geada no inverno em diversas regiões do RS e SC. Nas montanhas, como a Serra Gaúchas e o Planalto Serrano de Santa Catarina, caem geadas e neve nos dias mais frios do ano. As temperaturas tendem a cair abaixo de zero nesses dias.
Explicação: