O Brasil dentre outras características, se destaca pelos elevados níveis de desigualdade social ao longo de sua história. Essa desigualdade manifesta-se de várias formas e estrutura boa parte das relações sociais da população brasileira. Em decorrência, o tema da desigualdade social é bastante debatido nas ciências sociais no país. as teses a respeito são várias e controversas. Acerca desse tema, assinale a opção correta.




Alternativa correta:


A existência de diferença entre os indivíduos de uma sociedade é um fato óbvio, o que torna relevantes para a pesquisa algumas dessas diferenças são mas teorias que estabelecem quais desigualdades podem ser consideradas injustas e que, devem ser corrigidas.

Respostas

respondido por: winederrn
17
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Complemento da questão.

(...)

a.A partição da sociedade entre ricos e não ricos é sinal da existência de uma estrutura que, ao longo do tempo, vem, de forma rápida, invertendo essa segmentação.

b. Em que pese o mito da sociedade de iguais na cultura brasileira, o Brasil é uma sociedade extremamente hierarquizada, que estabelece, ora por regras explícitas, ora por normas sutis, papéis bem definidos, que determinam o que as pessoas podem e devem fazer.

c. A existência de diferenças entre os indivíduos de uma sociedade é um fato óbvio; o que torna relevantes para a pesquisa algumas dessas diferenças são as teorias que estabelecem quais desigualdades podem ser consideradas injustas e que, portanto, devem ser corrigidas.

d. Mesmo com recentes melhoras nos níveis de distribuição de renda, o Brasil ainda se encontra entre os países que apresentam os maiores níveis de desigualdade do mundo.

e. Há uma característica peculiar na distribuição de renda no Brasil: um hiato entre uma larga base de famílias de baixos rendimentos e uma reduzida elite de classe média alta e classe alta \u2013 segmentação responsável pela especificidade dessa desigualdade.


Como sabemos, o Brasil ainda é um país bastante desigual. fatores como a industrialização tardia e a má distribuição de renda contribuíram para que esse fenômeno se propagasse.

Com muitos programas sociais (distribuição de renda) que foram criados, ao longo dos anos 200, foi possível diminuir um pouco essa sensação de desigualdade social.

Gabarito:

"a. A partição da sociedade entre ricos e não ricos é sinal da existência de uma estrutura que, ao longo do tempo, vem, de forma rápida, invertendo essa segmentação".


Espero ter contribuído.
respondido por: VESOVESO
48

CORRIGIDO PELO AVA.

A existência de diferença entre os indivíduos de uma sociedade é um fato óbvio, o que torna relevantes para a pesquisa algumas dessas diferenças são mas teorias que estabelecem quais desigualdades podem ser consideradas injustas e que, devem ser corrigidas.


Perguntas similares