• Matéria: Pedagogia
  • Autor: AnaJanete
  • Perguntado 8 anos atrás

Na Atividade Disciplinar 2/ATD2, partindo da leitura de excerto de texto que aponta questões que perduram em nossa educação e desafios para o século XXI, você irá aprofundar estudos sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), elaborado em um período marcado por mudanças significativas em nosso país, e que constitui um dos documentos mais importantes de nossa história da educação. a) Leia com atenção o texto abaixo: "Construir uma escola possível" Em nossa história de escola, temos uma grande dificuldade de acolher o outro, de evitar a diferença entre os alunos, de fazer caminhos alternativos e rupturas com tudo o que é próprio da dinâmica pedagógica excludente das salas de aulas, em que a diferença se estabelece por meio de oposições binárias, tais como o bom e o mau aluno, o doente e o saudável, o mais forte e o fraco em uma disciplina, o aluno com deficiência, “o aluno diferente em nível, grau, intensidade de aproveitamento das disciplinas, o que aprende tudo e o que não aprende nada, o que sabe e o que não sabe....”. A escola precisa nos ensinar uma lição fundamental: a hospitalidade, a acolhida incondicional de todos os alunos. Diante desse quadro, pensar em uma escola para o nosso século e implementá-la não parece ser uma tarefa fácil. Mas é preciso criar meios para reconstruí-la. A inclusão escolar é um modelo educacional que desponta. Constitui um desafio que temos pela frente, se desejamos construir uma escola possível e que atende às exigências da contemporaneidade, porque pretende ser justa, democrática, em sua concepção, métodos, práticas. D’Abreu, João Vilhete Viegas; BETTI, Luzia de Cássia; SALMAZO, Ricardo Silva. Posfácio. Construir uma Escola Possível. In: MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Para uma escola do século XXI. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2017. b) A seguir, assista aos vídeos indicados abaixo: D-06-Os Pioneiros, Entusiastas da Educação Nova (1/2).Disponível em: < >. Acesso em: 03 nov. 2017. D-06-Os Pioneiros, Entusiastas da Educação Nova (2/2).Disponível em: < >. Acesso em: 03 nov. 2017. c) Além do indicado acima, recomendamos a leitura do texto integral do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2017. d) Elaborar um texto único: Comentando o contexto histórico do Brasil no ano de 1932, as principais propostas do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o que defendiam seus autores sobre o papel do Estado e a educação e em relação à formação de professores. Com com conclusão, estabelecendo aproximações com o texto lido. Havia proposta de inclusão, no sentido amplo, no Manifesto de 1932? O Manifesto propunha uma escola que incluísse a todos?

Respostas

respondido por: Matheusieti
7
Olá! 


O documento apresentado no enunciado, visava servir os interesses do individuo, logo ele estava diretamente ligado a escola como meio social.


Deste modo, ele ressalta os alunos como parte do processo de formação social, onde a educação é um dos pilares para essa conclusão, e, somente através dela seus objetivos básicos podem ser concluídos, como a promoção de um ideal condicionado pela vida social através do serviço social e a cooperação. 


Por fim, ainda é importante concluir que o manifesto de 1932 passou a desencadear uma série de medidas educacionais em ambiente nacional, oferecendo políticas básicas para a sociedade.


Até a próxima.



Perguntas similares