Reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil.
Respostas
As ações afirmativas garantem o acesso de uma determinada parte da população, antes excluída, às universidades, entre outras coisas.
Com isto, é dada a oportunidade de que culturas que antes não eram representadas pela sociedade passem a ser melhor representadas: por exemplo, uma tribo indígena que ficou por anos esquecida e que não possui boas escolas e que antes tinha poucas chances de conseguir aprovar um jovem no vestibular, agora, com as ações afirmativas, pode enviar um jovem para a universidade e ele pode, nesta oportunidade, aprender e ensinar sobre a sua cultura em um ambiente acadêmico.
Com este tipo de ação, nós preservarmos culturas e povos, impedindo genocídios culturais - o apagamento de uma cultura marginal pela cultura hegemônica - e garantimos que a nossa sociedade seja um pouco mais multicultural e um pouco menos culturalmente hegemônica.
Olá!
Espero que esteja tudo bem!
Antes de refletir sobre a importância das políticas públicas para a promoção do multiculturalismo precisamos ter em mente o significado do termo multiculturalismo.
O multiculturalismo é a ideia de que todas as ideias e culturas que constituem um povo devem ser reconhecidas e respeitadas, sejam elas culturas trazidas com imigrantes estrangeiros ou nacionais.
Com isto, é importante lembrar que, historicamente, o multiculturalismo não foi muito favorecido, e ocorreram muitos ditos genocídios culturais, que é a destruição de uma cultura, na história do mundo.
Tais genocídios culturais ocorreram pois alguma culturas, vistas como inferiores, não foram valorizadas e, por isso, desapareceram.
As políticas públicas podem evitarque isto se repita e contribuir para o avanço da ideia através da valorização da cultura que não a hegemônica.
Espero ter ajudado ❤️
Bons estudos!