• Matéria: Contabilidade
  • Autor: gabriela6642
  • Perguntado 8 anos atrás

A Empresa Circuito Fechado fabrica produtos que são vendidos a outras indústrias, além dos contratos de vendas, existem representantes espalhados em vários locais e chegam pedidos para serem atendidos várias vezes ao dia. O departamento de vendas prepara o pedido, se comunica com a expedição para separação dos itens e uma colaboradora leva a ordem de carregamento para o faturamento que fica na área administrativa, A colaboradora da área de faturamento, tem outras obrigações da área administrativa e, por vezes, demora para liberar a nota fiscal para que a expedição carregue e libere o caminhão. Essa rotina tem causado muitos conflitos, entre as colaboradoras de vendas, faturamento, expedição e portaria. O gestor decidiu fazer uma mudança:

- Levar a faturista e o auxiliar de expedição para o departamento de vendas.

A faturista e o auxiliar de expedição trabalharão juntos, seus trabalhos serão vinculados um ao outro. No departamento de vendas haverá necessidade de mudança de layout devido ao fluxo interno de informações que geram pedidos e os faturamentos. A mudança do gestor causou um conflito de egos, entre os colaboradores de vendas, a colaboradora do faturamento não quer sair da administração, o jovem da expedição também não quer sair da expedição e subir para o departamento de vendas. Os colaboradores se sentem confortáveis na posição em que se encontram, apesar de estarem sempre em conflitos, estão convencidos que a mudança irá causar mais conflitos.

Explique como o gestor conduzirá esses conflitos e quais serão seus argumentos pensando em uma solução em que todos sejam beneficiados, empresa, colaboradores e clientes.

Respostas

respondido por: winederrn
33
Oi!

Primeiramente, os colaboradores precisam compreender que: eles são importantes para o alcance dos objetivos da organização. Porém, ninguém está acima dos objetivos da empresa. É preciso bom senso e compreensão para entender que cada um faz parte da construção do crescimento da empresa.

Neste caso, o gestor pode fazer uma reunião com o objetivo de enfatizar que a união dos colaboradores é determinante para o alcance dos objetivos esperados. Isso demanda muito trabalho de toda a equipe. Independentemente do setor, cada funcionário tem que entender que o papel dele não é ser pessoal, pelo contrário, ele tem que agir em nome da organização e ser impessoal.

Conflitos podem existir, é normal. Porém, de acordo com a situação apresentada, o clima da empresa pode ficar muito ruim. É preciso que o gestor seja cauteloso e procure entender os anseios de cada colaborador, com o objetivo de resolver esse conflito (que não é bom para ninguém).



Até logo!
Perguntas similares