• Matéria: História
  • Autor: mihmichels
  • Perguntado 9 anos atrás

Sobre a crise o império romano no século III, responda:
a) identifique os principais motivos da crise
b) construa um parágrafo explicando como a crise se manifestou nas cidades e no campo

c) transcreva do texto o resultado dessa crise para a população urbana do Império Romano

d) identifique as principais mudanças provocadas por essa crise

Respostas

respondido por: ProfessorJanderson
12
Em sucintas palavras :
Nós temos o Império Romano embasando sua economia nas conquistas de terras , e pensamos que quando conquistamos terras , estamos faturando escravos que fara o giro capital econômico  no meu país correto ?  . Chegou um momento em que não foi mais possível avançar nas conquistas e consequentemente não congo ter mais escravos ao meu domínio , os escravos que estão vivos , estão velhos e são crianças e outros casos são mulheres , perceptivelmente "inúteis" na mão de obra bruta.  
Com essa queda econômica , o estado romano , sente muita dificuldade em fornecer o provimento para a sociedade , devido a falta de imposto , consequência da crise .
Para não se desestruturar de vez , o governo romano deu concessões aos escravos libertos , plebeus terras que em troca daria os produtos de sua produção, voltando a economia de subsistência  mais tarde ,  roma , permite a entrada de povos bárbaros , que altera completamente a cultura e poe em risco a segurança de roma , com o tempo os povos barbaros  , foram os mesmo que se voltou contra o governo romano , trazendo a queda a este governo.

mihmichels: Eu preciso q vc responda tipo primeiro a letra A, dps a B
mihmichels: Pq senão n irei conseguir fazer
ProfessorJanderson: Quase a mesma respota , vou tentar estruturar na sequencia pra facilitar.
ProfessorJanderson: os motivos que levaram a crise : 1ª - Devido as conquistas máximas territoriais , o governo romano , não conseguiu dar conta de controlar/ organizar todo o território , ficando administrativamente " frágeis" 2ª Com a impossibilidade de conquistar terras , é impossível conquistar novos escravos , com a falta destes , o movimento econômico não acontece , desfalecendo a economia , pela impossibilidade de plantar e colher e retorno de impostos. .3ª há uma disputa de ideologias politicas no ambito
ProfessorJanderson: politico , entre os plebeus e os patrícios , fato que gerou instabilidade politica. 4ª Com a ascensão da religiosidade cristã no império , temos a igreja indo contra o governo e favorecendo o escravo , dando o escravo a consciência de sua humanidade existência como filho de Deus , e aos poucos os escravos , não se submetem mais a autoridade de seu senhor , e o governo precisa criar outro meio de produção . Respondendo a letra B : Foi dado concessão de terras
ProfessorJanderson: a agricultores livres e antigos proprietários e a escravos . Dessa forma , toda produção da terra deveria ser parte para seu sustento e parte para do SENHOR dono da terra , então como você percebeu o campo teve uma maior importância , então acontece o que chamamos de PROCESSO DE RURALIZAÇÃO , onde a cidade e os procedimentos tributários perde o valor e os campos ganham prestígios .
Perguntas similares