• Matéria: Filosofia
  • Autor: Marcilio66
  • Perguntado 8 anos atrás

NSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: Leia a formulação do problema que segue e, depois, produza um texto que reflita bem o que é requisitado nos itens “a” e “b” que estão abaixo. Utilize para a pesquisa o material das aulas, dicionários de filosofia, livros dos filósofos e sobre a história da filosofia. Não deixe de citar as fontes adequadamente! FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: Há duas grandes correntes na discussão sobre a ética na tradição filosófica. Cada uma dessas correntes possui evidentemente, muitos autores e concepções distintas, mas que se dividem no geral a partir dessas duas disposições: 1) a ética (os valores, o comportamento e o seu objetivo) seria algo ligado à natureza humana, portanto, a finalidade da ética coincidiria com a realização humana mesmo, como, por exemplo, a felicidade ou o que Aristóteles chamou de eudaimonia; 2) a ética não teria ligação alguma com uma suposta natureza humana ou com qualquer disposição humana determinada naturalmente. Isso torna a ética um conjunto de valores, comportamentos e possibilidades de realização dependentes de um projeto consciente e não apenas a realização de um destino. Diante dessas duas possibilidades e disposições sobre a ética, responda: a) podemos afirmar que existem essas duas vertentes no pensamento filosófico sobre a ética? Dê pelo menos um exemplo de cada vertente (autores ou correntes). b) o acúmulo do debate sobre essas duas possibilidades permite que tomemos uma posição teórica diante delas: qual das duas correntes parece corresponder à realidade objetiva e dar conta dos problemas postos pela ética no mundo contemporâneo?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2
Olá, tudo bem?

No primeiro caso, de uma ética fundada em uma concepção metafísica de natureza humana, teríamos um exemplo de ética naturalista. Uma das correntes mais representativas desta perspectiva é o jusnaturalismo. 

Outra corrente que existe dentro da mesma perspectiva é a deontologia, uma formulação ética fundamentada na ideia de um dever ético universal, que os homens, através da razão, devem descobrir e cumprir. Um dos maiores representantes deste tipo de modelo ético é o filósofo alemão Kant.

Um exemplo da segunda corrente é o existencialismo. Ele defende a ideia de que não existe natureza humana, não existe um dever superior e nenhum tipo de determinação metafísica para a existência humana. É dever de cada um tornar-se consciente e ser responsável por seu próprio destino, de modo a construir a sua própria vida de acordo com os seus próprios valores.

A segunda questão é uma questão de opinião, de modo que você precisa dar a sua. A minha opinião é a de que o existencialismo é muito mais eficaz em dar conta da realidade e ajuda a desenvolver métodos de enfrentamento que permitem se desenvolver enquanto sujeito de ação no mundo contemporâneo. Em um mundo privado de deuses e explicações metafísicas, cabe a cada um encontrar e explicar o seu lugar no mundo.
Perguntas similares