2. Ainda sobre o juízo de valor, assinale a opção que apresenta a melhor interpretação da afirmação abaixo:
“...o juízo de valor representa ... uma tomada de posição frente à realidade, visto que sua formulação possui a finalidade não de informar, mas de influir sobre o outro...” (BOBBIO, N. O positivismo jurídico. Lições de filosofia do Direito. São Paulo: Ícone, 1990 p. 135-138).
(CONCURSO CESAMA – ADVOGADO)
a) A formulação do juízo de valor representa uma tomada de posição frente à realidade, ainda que sua finalidade não seja a de informar, mas a de influir sobre o outro.
b) Considerando que a formulação do juízo de valor possui a finalidade de influir sobre o outro e não a de informar, ela representa uma tomada de posição frente à realidade.
c) Uma vez que a formulação da tomada de posição frente à realidade é uma finalidade, o juízo de valor não quer informar, mas influir sobre o outro.
d) Apesar de a finalidade da formulação do juízo de valor ser a de influir sobre o outro e não a de informar, o juízo de valor representa uma tomada de posição frente à realidade.
e) O juízo de valor representa uma tomada de posição contrária à realidade, conquanto sua formulação possua a finalidade de influir sobre o outro e não a de informar.
Respostas
respondido por:
9
A alternativa correta é a C.
A questão leva em consideração o dever-ser subjetivo, que é quando alguém quer que outra pessoa faça algo mas não há nada que obrigue a segunda pessoa a fazer o que a primeira deseja. Com isso, ocorre a formulação de um juízo de valor que é a tomada de uma posição quanto à realidade com uma finalidade. Ele não serve para informar, mas para tentar convencer o outro da posição do interlocutor.
respondido por:
0
Resposta:
RESPOSTA CORRETA :
B) Considerando que a formulação do juízo de valor possui a finalidade de influir sobre o outro e não a de informar, ela representa uma tomada de posição frente à realidade.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás