• Matéria: Português
  • Autor: htinhakaylap6ivn3
  • Perguntado 8 anos atrás



Doação de sangue

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.

Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.

Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa - Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias, tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta... - e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.

Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.

Disponível em: https://drauziovarella.com.br/drauzio/doacao-de-sangue/.Acesso em: 04 maio 2017. Texto adaptado.



Considerando a relação existente entre as informações e as sequências textuais que constituem o texto, é correto afirmar que nele predomina a


A.

dissertação, pois o autor defende uma opinião a partir da qual se pode concluir que o fato de uma pessoa reconhecer a importância de doar sangue não implica que a doação seja realizada.


B.

narração, pois no decorrer do texto encontramos uma sucessão de ações das pessoas diante da importância da doação de sangue.


C.

descrição, pois o autor faz uma descrição de um fato real para mostrar ao leitor o pensamento das pessoas sobre a doação de sangue.


D.

narração, pois no decorrer do texto encontramos uma sucessão de ações que mostram a reação das pessoas diante da importância da doação de sangue.


E.

narração, pois o autor tem como objetivo relatar o modo como as pessoas reagem para não doarem sangue, ou seja, a forma como elas se afastam da responsabilidade da doação.

Respostas

respondido por: elainethalita2
4
letra A .dissertação, pois o autor defende uma opinião a partir da qual se pode concluir que o fato de uma pessoa reconhecer a importância de doar sangue não implica que a doação seja realizada.
Perguntas similares