• Matéria: Sociologia
  • Autor: ednalvadeolsarm
  • Perguntado 8 anos atrás

De acordo com a Rota de Aprendizagem da Aula 01, quando trata de Conceitos acerca da Seguridade Social brasileira, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas sobre a política de saúde:

A A política pública de saúde é universal e prevê acesso igualitário. Contudo tais características somente foram conquistadas a partir da aprovação da Constituição Federal de 1988;
B A política de saúde no Brasil é destinada aos mais pobres, aqueles que não possuem condições de manter com seu próprio salário, as despesas com tratamentos, medicamentos e terapias;
C O Sistema Único de Saúde é responsável por atender com serviços e programas de prevenção e recuperação em saúde, a toda a população caracterizada como de baixa renda. Não destina-se, contudo, às pessoas com renda familiar acima de 4 salários mínimos;
D O atendimento em saúde pública no Brasil é de responsabilidade da iniciativa privada, sendo que o Estado atua de forma complementar, contribuindo com ações de prevenção em saúde, tais como as campanhas de vacinação e atendimento aos mais pobres.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0
O SUS foi estabelecido pela Constituição Cidadã de 1988, tem caráter universal e beneficia, teoricamente, a todos os brasileiros, independente de qualquer critério de renda. 

Embora o SUS seja, na prática, mais utilizado por aqueles que são mais pobres, tendo a classe média migrado para os planos de saúde, seu acesso não é proibido aos membros da classe média.

Além das clínicas e hospitais públicos, o SUS também é responsável pela distribuição gratuita de vacinas, pela inspeção e vigilância sanitária e é exclusivamente responsável pelo transplante de órgãos no Brasil. Com isto em mente, podemos facilmente perceber que mesmo quem não usa os hospitais públicos recebe os serviços (e, no caso dos transplantes, depende totalmente) dos serviços do  SUS.

É correta, assim, a alternativa A.
Perguntas similares