• Matéria: Sociologia
  • Autor: maiara0708
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao analisar a desigualdade social, Karl Marx privilegia as classes consideradas como fundamentais para determinar os caminhos que a sociedade capitalista percorre: a burguesia e o proletariado. Segundo ele, as demais classes estavam num segundo plano sob o ponto de vista político e social.Tendo em vista a noção de desigualdade em Marx, julgue as proposições e avalie se há relação de causa e consequência entre elas.

I. As desigualdades sociais são fruto/produto de relações contraditórias que se manifestam na forma de apropriação e dominação.

PORQUE

II. As diferenciações sociais são fabricadas pelas relações econômicas, sociais, políticas e culturais. Dessa maneira, as desigualdades não são apenas econômicas, mas também culturais, pois expressam concepções de mundo diferentes, de acordo com cada classe social.

Assinale a alternativa que traduz corretamente as ideias marxistas:

Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Respostas

respondido por: amandabggalinari
30

Resposta:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

respondido por: Matheusieti
10

De fato ambas estão corretas e se completam.

Para embasar suas reflexões Marx organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.

Ele entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.

Perguntas similares