• Matéria: Português
  • Autor: kamilajesus22p64nfj
  • Perguntado 8 anos atrás

A transitividade verbal é o movimento do significado do verbo em direção a um complemento, objeto direto ou indireto. Em outras palavras, é a transitividade, por exemplo, que vai indicar se um verbo precisa ou não de complemento. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta verbo transitivo indireto.

a-As crianças acordaram cedo.
b-O carteiro entregou as encomendas.
c-Ela acredita em você.
d-Todos compraram o livro.
e-Eles implementaram as novas regras.

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
8
Olá!

O verbo transitivo indireto é aquele que necessita de um complemento que se liga ao verbo através de uma preposição. Por isso, o verbo recebe esse nome: transitivo indireto, já que o complemento não se liga diretamente ao verbo.

Nas alternativas acima, os verbos "acordar", "comprar" e "implementar" são transitivos diretos, isto é, se ligam aos seus complementos de modo direto, sem a necessidade de preposição.

o verbo "entregar", no contexto da frase acima, é transitivo direto e indireto, ou simplesmente, bitransitivo.

Contudo, na alternativa C, o verbo "acreditar" é transitivo indireto, pois "quem acredita, acredita EM algo ou alguém". Assim, o verbo acreditar necessita da preposição EM, sendo, portanto, um verbo transitivo indireto.

;) 
respondido por: ongarato
3

Ela acredita em você.

Explicação:

Os Verbos transitivos indiretos são verbos que precisam de um objeto indireto para completar o seu sentido. Ou seja, eles necessitam obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto. No caso, o verbo ACREDITAR necessita da preposição EM.

Perguntas similares