Enunciado:

Um fornecedor antigo, de uma organização produtiva, apresenta uma nova proposta comercial de alguns produtos que comercializa constantemente com esta organização. A proposta está baseada em justificativas que estão apresentadas a seguir:

A.) O produto AB17 tem valor agregado muito baixo (custo de aquisição pelo cliente), portanto somente poderá ser fornecido no lote mínimo de 1.000 peças ao invés de 500 peças como solicitado mensalmente.

B.) O produto FH05 poderá ter seu processo modificado, se o cliente assim o desejar, com custo de aquisição reduzido em 20% e investimento por parte do cliente de R$ 2.000,00 em ferramental.

C.) O produto KZ12 obteve seus custos majorados em matéria prima e mão de obra, logo seu custo aumentará em 30%.

Aguardamos o parecer do cliente para cada caso apresentado.

Supondo que você é a pessoa responsável do setor de compras em responder a proposta do fornecedor, e pensando nos conceitos de Gestão de Fornecedores no que se refere a comprar ou fazer.

Redija uma resposta para cada peça solicitada.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
4
Considerando as três informações repassadas e visando obter um alinhamento favorável a ambas as partes, realizo as seguintes considerações:

1. Em relação ao produto AB17, é possível realizarmos a aquisição de um lote maior, no entanto, para que isso aconteça, é necessário que sua empresa entregue lotes fracionados de 500 peças, evitando prejuízo ao nosso espaço físico de armazenagem. Além disso, queremos no primeiro ano desse formato de aquisição, 10% de desconto em relação ao preço que vinha sendo praticado.

2. Sobre o produto FH05, concordamos com as condições de customização, no entanto, o ferramental adquirido estará em nome e em posse de nossa empresa e somente será cedido em temporadas de produção dos itens customizados que nós solicitarmos.

3. Quanto ao aumento no valor de aquisição do item KZ12, entendemos a situação de elevação dos preços, porém, não fomos avisados com a devida antecedência e, portanto, não podemos arcar com um valor 30% superior ao previsto em orçamento. Propomos um aumento de 15% mais a correção inflacionária correspondente.
Perguntas similares