• Matéria: Música
  • Autor: nani3
  • Perguntado 8 anos atrás

CONTRAPONTO E HARMONIA Nas aulas de história da música, você já deve ter ouvido falar em ‘contraponto’ ou em ‘estilo contrapontístico’. Mas o que quer dizer este termo, afinal? Segundo Koellreutter (1996), contraponto “é a arte de coordenar linhas melódicas de expressão autônoma, tornando-as interdependentes (do latim “punctus contra punctum” – nota contra nota)”. Salzer & Schachter (1969 apud Carvalho 2000) afirmam que: “A polifonia medieval é dominada pelo pensamento contrapontístico. Progressões de natureza harmônica aparecem no cenário musical no século XIV, tornando-se realmente importantes somente na segunda metade do século XV. O desenvolvimento da organização harmônica influencia, mas não diminui o papel do contraponto. A maioria das obras demonstra cooperação e influência mútua entre estas duas forças organizadoras”. A partir destas afirmações e relembrando seus estudos de harmonia realizados até aqui, estabeleça diferenças entre os termos ‘contraponto’ e ‘harmonia’.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
3
Olá!

Pode-se afirmar que contra-ponto e harmonia possuem algumas diferenças no que tange o estudo musical, embora que sutis.

Dessa forma, observa-se que contra-ponto compreende uma superposição de linhas melódicas independentes, onde todas as vozes possuem a mesma importância melódica e existe um prevalecimento do aspecto horizontal.

Por outro lado, a harmonia caracteriza-se como uma sucessão de acordes, geralmente com apenas uma linha melódica mais importante. Além disso, apenas uma voz é mais importante em termos melódicos, e o prevalecimento é do aspecto vertical.


Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares