• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ArrozFeijao7583
  • Perguntado 8 anos atrás

A formação do pedagogo exige capacidade para desenvolver a ludicidade nos diferentes espaços e clientela atendida. Vários autores comprovaram que o lúdico faz parte das diferentes fases da vida. I - As Organizações Não Governamentais (ONGs) oferecem novas frentes de atuação em movimentos sociais, em associações comunitárias, em fundações sem fins lucrativos e exigem um profissional conhecedor das novas práticas sociais, trabalhando com categorias que estavam esquecidas, isoladas e/ ou desconsideradas. II - O educador precisa estar consciente que as atividades lúdicas apresentam valores específicos para todas as fases da vida humana e têm caráter pedagógico, formativo e compensador. III – O lazer, a recreação e a ludicidade como um todo, canalizam as tendências antissociais, favorecem o equilíbrio emocional, aliviam as tensões individuais, agem como elemento integrador e unificador e ampliam as oportunidades de desenvolvimento cultural. IV – As experiências da infância moldam nosso eu e nos acompanham pela vida afora. Porém nem todos têm o “espírito lúdico”, porque não são os brinquedos ou os jogos que produzem a ludicidade, mas as ações vividas e sentidas que exigem sensibilidade, fantasia, imaginação V – Difícil esgotar a riqueza de contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o desenvolvimento humano de seres pequenos, médios ou grandes. São afirmações verdadeiras:

Respostas

respondido por: Matheusieti
5
Olá! 


As alternativas I, II, IV e V estão corretas.


Partindo deste ponto, vemos que a terceira alternativa é incoerente, pois as atividades lúdicas, bem como o exercício e a prática do lazer não estão ligadas ao comportamento antissocial do indivíduo.

Deste modo para ser mais exato, elas auxiliam o homem a se relacionar com o próximo de forma livre, ajudando na disciplina, prática do respeito e igualdade com o próximo.


Espero ter ajudado. 
Perguntas similares