• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marcela1a
  • Perguntado 8 anos atrás

Felipe nasceu a termo e aparentemente não apresentou problemas no parto.
O pai ao vê – lo pela primeira vez, achou o filho um pouco “roxinho”, mas os familiares disseram que era a emoção de acompanhar o parto.
O desenvolvimento da criança sempre foi mais lento, quando pequeno demorou para adquirir as habilidades neuropsicomotoras como andar , falar, correr ...
Atualmente apesar de possuir 10 anos, seu apelido em casa é “neném”.
Em casa, não se alimenta e nem toma banho sozinho, não guarda brinquedos ou materiais que utiliza e a família possui grande dificuldade em colocar limites, deixando-o fazer praticamente tudo o que deseja.
Estuda em escola municipal, está refazendo a segunda série e não acompanha o ritmo do grupo. Apresenta severa dificuldade de leitura, escrita e matemática. Não está alfabetizado.
Em sala de aula, o aluno fala pouco, fica disperso, apático e quando contrariado joga-se no chão e chora “fazendo birra”.
Quando deseja chamar a atenção da professora, belisca e cospe nos colegas.
Também evita brincar no recreio. Prefere observar os amigos correndo.
Seus olhos brilham na hora do futebol, mas resiste em participar do jogo.
A passividade, a dificuldade de aprendizagem e a falta de concentração do aluno causaram na equipe escolar grande preocupação.
Para que o indivíduo realize plenamente seu potencial, deve haver desde o nascimento um processo educativo que auxilie a construir estruturas afetivas, sociais e cognitivas.
Considere que você é a coordenadora pedagógica da unidade escolar, pense em medidas que adotaria para auxiliar Felipe em seu desenvolvimento, levando em consideração:
- estratégias de aprendizagem a serem pensadas com professor.
- estratégias a serem pensadas com a família.

Respostas

respondido por: wanessapimentel
4
primeira mente escultaria mãe do aluno para relata a historia de vida como foi seu parto ,com essa criança comporta em casa para fazer um anamnese com famila depois relatório da professora com e comportamentos da criança e em sala de aula .Depois disso tudo pronto ,fazeria um relatório para em caminhar essa crianças junto com a mãe para psicopedagogia neuropediatra psicólogo fono para queles esclarecesse qual e problema da criança se ela e autista ou se tem algum problema neurologico que vem atrapalhando seu desenvolvimento em sala de aula.Para que não ocorra precipitação ou jugamento em questão dessa criança, assim família e escola pode trabalha junto para ajudar essa criança se desenvolver no seu ambiente escola.E que essa criança não sofra com as exclusão escola.
Perguntas similares