• Matéria: História
  • Autor: PedroHeinen
  • Perguntado 8 anos atrás

*URGENTE* Segundo o historiador Edward Said, "o lucro e a perspectiva de mais lucro foram, evidentemente, de enorme importância, mas o imperialismo não é só isso". Comente essa afirmação, demonstrando as principais motivações que impulsionaram o imperialismo europeu no século XIX, destacando os aspectos culturais dessa dominação.

Respostas

respondido por: Anna20005
108
O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra,França,Alemanha,Bélgica,e Holanda ) sobre os continentes africano e asiáticos. 

Anna20005: espero que te ajuda >....
PedroHeinen: Me ajudou sim, precisava desta questão só para terminar o trabalho, obrigadão
respondido por: mayaravieiraj
26

Seguindo a linha de raciocínio de Edward Said, podemos chegar a conclusão de que o dinheiro não era o único objetivo buscado pelos países imperialistas do século XIX.

Além de crescimento econômico, países do continente europeu que já eram considerados desenvolvidos naquele período como França,Portugal, Reino Unido,  Itália,  Países Baixos , Bélgica ,Império Otomano ,Alemanha  ,Japão  e Rússia  se utilizava de mecanismos políticos voltadas a estabelecer e manter o controle sobre países subdesenvolvidos, dessa forma dominando o território, a cultura e a economia de países pobres com o intuito de enriquecimento através da exploração.

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20447254

Anexos:
Perguntas similares