Respostas
Resposta:
Os antibióticos são medicamentos de origem natural ou sintética que inibem o crescimento ou causam a morte de bactérias.
Explicação:
Os antibióticos podem ser definidos como compostos naturais — quando produzidos por fungos ou bactérias — ou sintéticos capazes de interferir no crescimento bacteriano ou causar a morte desses seres. Quando causam a morte das bactérias, são chamados de bactericidas, mas quando apenas inibem seu crescimento, recebem o nome de bacteriostáticos.
O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928. O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias. Ao voltar, as placas com a cultura estavam cheias de mofo e ele pôde observar a presença de um halo transparente em volta do fungo. Fleming então relacionou o halo a uma possível lise das bactérias, percebendo, assim, que aquele fungo era capaz de matá-las. O fungo identificado como Penicillium deu o nome ao antibiótico penicilina.
Apesar de ser descoberta em 1928, a penicilina só foi usada em humanos em 1940. Iniciava-se aí uma nova era para a medicina, uma vez que seria possível controlar doenças que muitas vezes levavam várias pessoas à morte, como a tuberculose.