• Matéria: História
  • Autor: NicollyTamashiro
  • Perguntado 8 anos atrás

o que foi a cruzada dos pobres e a cruzada dos nobres?

Respostas

respondido por: PatriciaAluna
8
Cruzada dos Mendigos: derrota na Anatólia em 1096 O que foi Também conhecida como Cruzada Popular, foi uma cruzada em direção a Terra Santa (Jerusalém), de caráter não oficial (não convocada pela Igreja Católica), que ocorreu no ano de 1096 (de abril a outubro). Esta peregrinação religiosa ocorreu de forma espontânea e teve como líderes o agricultor Pedro, o Eremita e o cavaleiro Gautier Sans-Avoir (conhecido como Gualtério Sem-Haveres). História, objetivo e como terminou - A Cruzada dos Mendigos teve a participação de cerca de 30 mil cruzados. Eram, em sua maioria, pobres camponeses e pessoas que viviam a margem da sociedade medieval da época. Contou também com alguns cavaleiros de baixa estirpe. - Sem organização adequada e com armamentos precários, os cruzados marcharam para a Terra Santa com o objetivo de expulsar os muçulmanos do local sagrado e retomar o controle do Santo Sepulcro. - Durante o percurso, pediam esmolas e alimentos ou praticavam furtos. - Chegaram à cidade de Nicéia (noroeste da Anatólia) em outubro de 1096. Foram fortemente atacados e massacrados pelo exército seljúcida comandado por Kilij Arslan. - A maioria dos cruzados foi morta. Muitos ainda foram presos e vendidos como escravos. Poucos retornaram com vida para suas cidades de origem na Europa.
A Cruzada dos NobresEm Agosto de 1096 partiu a Primeira Cruzada "oficial", chamada de Cruzada dos Nobres, Cruzada dos Cavaleiros ou Cruzada dos Barões (1096-1099). No total, esta expedição militar organizada, radicalmente diferente do movimento de peregrinos pobres da Cruzada Popular, consistiria em cerca de 30.000-35.000 guerreiros, incluindo 5.000 cavaleiros.Liderada espiritualmente por Ademar de Monteil, legado papal e bispo de Le Puy, a liderança militar era repartida e disputada principalmente por:Raimundo IV de Toulouse, talvez o mais carismático líder no início da expedição, já tinha participado da Reconquista e era acompanhado pelos cavaleiros da Provença e pelo legado Ademar;Boemundo de Taranto, líder dos normandos do sul da Itália, velhos inimigos do Império Bizantino, acompanhado pelo seu sobrinho Tancredo de Hauteville;Godofredo de Bulhão trazia um exército da Lorena, juntamente com os seus irmãos Eustácio III de Bolonha e Balduíno de Bolonha, e foi acompanhado por Roberto II da Flandres e os seus flamengos;Hugo I de Vermandois, irmão de Filipe I da França, portador do estandarte papal[13];Roberto II da Normandia (irmão do rei Guilherme II da Inglaterra) e Estêvão de Blois (neto de Guilherme I de Inglaterra), traziam o contingente do norte da França.
respondido por: ErikVonOettling
2

Resposta:

Cruzada dos Mendigos: derrota na Anatólia em 1096 O que foi Também conhecida como Cruzada Popular, foi uma cruzada em direção a Terra Santa (Jerusalém), de caráter não oficial (não convocada pela Igreja Católica), que ocorreu no ano de 1096 (de abril a outubro). ... - A maioria dos cruzados foi morta.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares