O mecanismo do parto trata-se de um conjunto de fenômenos passivos em que o feto está sujeito na passagem pelo canal e seu conhecimento é de fundamental importância para a prática obstétrica, requerendo assim um bom conhecimento da anatomia da pelve da mãe e crânio do feto. Normalmente, por mais que os movimentos sejam entrelaçados e contínuos, a divisão costuma ser feita em seis tempos.
( ) Insinuação ou encaixamento: trata-se da passagem pela região do estreito superior do maior diâmetro cefálico, que fica perpendicular à linha de orientação da apresentação, a sutura sagital. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Descida ou progressão:se dá no início do trabalho de parto até a expulsão total do feto, onde a cabeça desce até bem próximo ao assoalho pélvico e a circunferência máxima encontra-se na altura do estreito médio da bacia.
( ) Rotação interna da cabeça: ocorre devido as contrações uterinas, que exercem uma força para baixo e estimula descida. Após a rotação o subocciptal se coloca sob a arcada púbica e a sutura sagital orienta-se em sentido ântero-posterior.
( ) Desprendimento da cabeça: trata-se da posição do feto que se altera de maneira progressiva, que possui a finalidade de colocar a sutura sagital no sentido ântero-posterior (maior diâmetro da pelve).
( ) Rotação externa da cabeça (restituição): trata-se da volta do occípio à sua orientação primitiva, o mecanismo de desprendimento da cabeça é dissociado das espáduas.
( ) Desprendimento do tronco: neste momento ocorre em duas etapas: o desprendimento das espáduas (a fim de liberar o ombro anterior realizando manobra de abaixamento seguido de elevação para liberar o posterior) e do polo pélvico (a fim de realizar o desprendimento do pólo pélvico e membros inferiores, fazendo uma leve flexão lateral no sentido do plano ventral do feto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Respostas
respondido por:
47
Na ordem correta, como esta aqui mesmo (Conferido pelo AVA)
c. V-V-F-F-V-V.
c. V-V-F-F-V-V.
respondido por:
16
V-V-F-F-V-V.
O tempo de parto denominado de insinuação ou encaixamento corresponde ao momento em que ocorre pela região do estreito superior do maior diâmetro cefálico, tal região se localiza perpendicularmente à linha de orientação.
Já o tempo de parto denominado de descida ou progressão ocorre no início do trabalho de parto e dura até que ocorra a expulsão total do feto. Caracteriza-se pelo fato da cabeça do feto descer até perto do assoalho pélvico.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás