PERGUNTA 2
Leia um pequeno texto de Leticia Resende que aborda o lado negativo do hipertexto:
No entanto, é preciso analisar o lado negativo das possibilidades do hipertexto. Sua livre construção, apesar de proporcionar maiores chances de conseguir informações, é mais fácil ao usuário se perder no imenso número de link disponível para seguir o caminho.
Neste percurso, o usuário pode parar em sites de credibilidade questionável, outro contra do hipertexto. Isto pode se dar justamente devido à interatividade no hiperdocumento. À medida que o texto de um hiperdocumento possa ser modificado, qualquer tipo de informação, verídica ou não, pode ser disponibilizada. Um exemplo deste tipo de hipertexto, já classificado anteriormente como cooperativo, é a Wikipédia, onde cada um pode inscrever ou modificar a definição dos verbetes incluídos na enciclopédia.
Outro exemplo são os blogs, hipertextos do tipo colagem, o leitor pode interagir com o autor por meio de comentários deixados no fim de cada post. Apesar de não parecer ter grande influência, os comentários funcionam como um termômetro para medir a audiência de um blog ou de cada post, quanto mais comentário, mais lido ou visitado aquela página foi. Quanto mais elogios mais sucesso, quanto mais críticas, mais correções a ser feitas e, obviamente, é interessante ao autor levar as críticas a sério para manter o “ibope” de seu blog.
Para o jornalismo, é positiva e negativa a influência da interatividade na profissão. Para os meios de comunicação, receber o feedback de seus leitores em comentários ou correio eletrônico é uma grande vantagem proporcionada pelo meio virtual. Contudo, já se pensa em um novo tipo de jornalismo, o chamado “jornalismo cooperativo” que, praticado principalmente online, dará abertura para que qualquer pessoa “não-jornalista” e “não-empregada” pela empresa de comunicação participe da criação de matérias, relativizando o papel do jornalista profissional formado.
Fonte: http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com.br/2007/05/as-desvantagens-do-hipertexto.html
Considerando as informações apresentadas no texto e o tema da hipertextualidade e dos gêneros discursivos digitais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Independente da possibilidade de conteúdo incorreto ser apresentado por meio dos hipertextos, os gêneros discursivos digitais são essenciais para a comunicação no nosso cotidiano.
PORQUE
II. No ambiente profissional é relevante que os textos não tenham características relacionadas a hipertextualidade, pois o uso de sons e imagens prejudica a compreensão dos profissionais de uma organização.
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da correta da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
respondido por:
38
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
respondido por:
42
I é verdadeira, pois os erros são possíveis de ocorrer em qualquer forma de comunicação, não sendo este um problema insustentável. O uso deste tipo de comunicação, em uma sociedade conectada como a nossa, é impossível de escapar, posto que a internet depende, para funcionar, do hipertexto.
II é falsa, pois, a depender do contexto, o hipertexto é essencial para transmitir uma mensagem, não devendo ele ser excluído "por princípio" do ambiente profissional.
É correta a alternativa E.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás