• Matéria: História
  • Autor: eduardaxcorrea
  • Perguntado 8 anos atrás

Observe as duas fotografias a seguir, que registram a mesma cena: um discurso de Lênin em 1920. Em uma delas, Trótsky, um dos principais líderes da Revolução Russa, aparece ao lado do palanque; na outra, sua imagem foi apagada.

a) Aponte as razões que explicariam a diferença entre as duas fotos.

b) O que a comparação entre essas duas fotos evidencia sobre o regime stalinista?

c) A manipulação de informação é uma prática exclusiva de regimes totalitários ou ocorre também em regimes democráticos? Justifique sua resposta.

Anexos:

Respostas

respondido por: pissurnof
135
Vamos responder cada alternativa da questão por vez:

a) O apagamento de opositores ou rivais políticos de fotos na União Soviética foi uma prática relativamente comum de silenciamento. No caso, Trotsky foi apagado porque era rival de Stálin, líder soviético depois de Lênin. Como parte da dinâmica que levou ao seu exílio e posterior assassinato, ele desapareceu das fotos que poderiam indicar algum tipo de favorecimento perante Lênin, o grande líder da Revolução Russa.

b) Stálin governou com mão de ferro, sendo ditador em tudo menos no título. O apagamento de fotos, que não atingiu apenas seu rival Trotsky, é uma marca visível do autoritarismo de seu governo.

c) A manipulação de informação também ocorre em regimes democráticos, principalmente por meio dos interesses das mídias jornalísticas. Neste sentido, a única diferença é que os regimes totalitários não precisam se preocupar em serem sutis.

eduardaxcorrea: Muito obrigada ❤️
Perguntas similares