Para Aristóteles, as virtudes éticas são disposições de ânimo que se caracterizam por uma moderação nas ações, paixões e emoções. Assim, por exemplo, a temperança seria uma virtude ética, porque consistiria em uma moderação em relação ao uso dos prazeres concupscíveis, e estaria entre dois vícios, ou seja, dois hábitos extremados e, portanto, ruins: a intemperança (o exagero na busca pelos prazeres) e a insensibilidade (a rejeição completa dos prazeres).
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Respostas
respondido por:
5
Verdadeiro.
Segundo Aristóteles, a virtude é aquilo que completa a natureza humana, é o agir conforme a razão, fazendo o correto, buscando o bem, e se tornando virtuoso através da pratica, para Aristóteles a pratica das virtudes levava a perfeição das mesmas.
Atualmente pode-se dizer que virtude é uma qualidade moral, basicamente a disposição de um indivíduo de praticar o bem, não apenas fazer por fazer, mas sim se voltar para o bem, fazer apenas querendo o bem real.
Ainda falando sobre virtude, segundo Aristóteles, ninguém nasce virtuoso, e sim se pratica e aprende a ser, a virtude é um habito.
E a temperança é uma das virtudes elencadas por Aristóteles, a virtude do moderado.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás