Pode-se ensinar a língua escrita, para a criança, a partir da pré-escola, pois ainda que sejam novas, elas são capazes de perceber a função simbólica da escrita, por isso, deve-se atentar às fases de aprendizagem da criança. Por exemplo: entre 3 e 6 anos, a criança já domina signos arbitrários e progride na atenção e na memória. (DORO; ALENCAR, 2010 - Adaptado.) Sobre o ensino da linguagem escrita, pode-se afirmar que: a) Trata-se de ensinar a criança a decodificar as palavras, pois com o tempo, ela conseguirá compreendê-las. b) A criança não é capaz de perceber a necessidade da leitura e da escrita na vida dela. c) É papel do educador organizar o ensino, de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças, e que elas vejam sentido em tais práticas. d) O conhecimento da leitura deve ser dissociado da escrita, posto que se tratam de habilidades distintas, que demandam intervenções diferentes. e) Nas sociedades do registro, a escrita se configura uma habilidade superior à leitura, já que aquele que não se expressa bem na escrita, é posto à margem da sociedade.
Respostas
respondido por:
12
c) É papel do educador organizar o ensino, de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças, e que elas vejam sentido em tais práticas.
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa C.
É papel do educador organizar o ensino, de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças, e que elas vejam sentido em tais práticas.
Explicação:
O que motiva a criança a aprender é a necessidade e o sentido. Na ausência de algum desses elementos, certamente haverá falha na aprendizagem.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás