• Matéria: Biologia
  • Autor: yasmimlove
  • Perguntado 8 anos atrás

“Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, demonstraram uma ligação entre a perda de uma proteína (Perp) importante na conexão de células e o tipo mais comum de câncer de pele. […] A descoberta pode auxiliar na cura de outros tipos de câncer, já que a proteína Perp é encontrada em linhagens celulares de muitos órgãos internos do corpo, onde desempenha a mesma função que desempenha na pele: manter a aderência de uma célula a outra.[...]” ESTADÃO. Perda de proteína de adesão celular é associada ao câncer de pele. Ciência, 22 out. 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2017. Com base nas informações contidas no texto e em seus conhecimentos sobre as membranas celulares, é possível concluir que: I. A proteína Perp é componente dos desmossomos. II. A ausência dessa proteína nas células da pele favorece uma possível infecção por patógenos exógenos. III. A proteína Perp é responsável por causar o câncer de pele. IV. Caso células cancerosas deixem de produzir essa proteína, por alguma razão, existe grande chance da doença se espalhar para outros órgãos, evento conhecido como metástase.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
16

Apenas II e IV estão corretas.

A proteína Perp, descrita no texto acima, apresenta a função de adesão nas células, podendo estar presente em desmossomos, junções comunicantes, ou outros tipos de formas de adesão entre as células.

Além disso, sua ausência pode ser um indicador da existência de alguns tipos de câncer, uma vez que as células cancerosas tendem a não produzir esta proteína, que atuaria em prol do bloqueio de processo de metástase, visto que impediria a proliferação celular desenfreada, como ocorre no processo cancerígeno.

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17454243

Anexos:
Perguntas similares