• Matéria: História
  • Autor: vanianepomucen
  • Perguntado 8 anos atrás

A Antropologia brasileira, a partir da década de 1980, foca na análise da diversidade de valores, expressões culturais e modos de ser dos grupos sociais urbanos, com ênfase nos estudos de gênero, sobretudo as relações entre o homem e a mulher, o papel da mulher na sociedade e os direitos da mulher. Além disso, vemos estudos sobre prostituição, sobre os diferentes modelos de família, etc. Considerando seus conhecimentos sobre a antropologia urbana, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)

Não há, segundo a antropologia brasileira, diferenças significativas entre os grupos sociais que vivem no contexto urbano e as culturas que se desenvolvem nas zonas rurais do Brasil.questões produtivas.

b)

A antropologia brasileira aponta que, historicamente, produzimos nações que desenvolvem uma identidade nacional, sendo assim, não há diferenças identitária entre quem vive na cidade ou no campo.

c)

A antropologia brasileira tem demonstrado que há enorme diversidade no contexto urbano, com a formação de diversos grupos, já que modos de ser e valores se constituem a partir de muitas variáveis, como, por exemplo: classe, gênero e raça.

d)

Nas cidades temos pouca diferenciação na formação da identidade dos indivíduos, pois, conforme a antropologia urbana brasileira, esse é um dos principais pontos da vida social na sociedade urbana, o processo de homogeneização cultural.


e)

As questões relacionadas aos processos econômicos e políticos não são objeto de análise da antropologia urbana brasileira, pois seu olhar está focado na cultura que não está atrelada às questões produtivas.

Respostas

respondido por: Samara001
5
A letra C é a que mais demonstra haver diferenças entre os povos de uma região, parece a mais correta :)

vanianepomucen: OBRIGADA
Perguntas similares